Fundador da Cardano ofende desenvolvedor do Bitcoin

ada03 interna
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, também reagiu ao comentário de Jimmy Song. Imagem: Wikipedia

Houve um debate a respeito do mecanismo de consenso Proof-of-Stake; fundador do Ethereum também entrou na confusão.

Cardano, Ethereum, Bitcoin e revolta

Charles Hoskinson, fundador da blockchain Cardano (ADA), foi ao Twitter ilustrar sua revolta contra a fala de Jimmy Song, desenvolvedor do Bitcoin. Song teceu comentários a respeito do mecanismo de consenso Proof-of-Stake (PoS).

Confira o comentário de Song:

“Proof-of-Stake não resolve o Problema dos Generais Bizantinos. Portanto, não provê consenso descentralizado. Se você não entendeu esse tweet, você é completamente desqualificado para fazer quaisquer afirmações sobre Proof-of-Stake.”

Sobre o Problema dos Generais Bizantinos

O Problema dos Generais Bizantinos representa a necessidade de vários indivíduos terem de fazer parte de uma determinada rede para atingir o consenso e, com isso, fazer com que o ecossistema seja corretamente executado. Contudo, as partes envolvidas no mecanismo não confiam umas nas outras.

Acontece que o Bitcoin criou um sistema de rede imutável: ou seja, não é possível alterar informações já registradas em sua blockchain. Graças a essa característica, atores mal-intencionados não são capazes de cometer alterações maliciosas.

Fundador da Cardano não gostou

Em resposta à publicação de Song, Hoskinson comentou:

“O nível de estupidez aqui ultrapassa qualquer explicação.”

Além disso, Vitalik Buterin, fundador do Ethereum (ETH), entrou na briga com o criador da Cardano. Porém, sua abordagem foi mais educada:

“Pro-tip: se há uma longa tradição de pessoas debatendo A versus B com base em argumentos profundos que abordam matemática, economia e filosofia moral, e você diz: “B é burro por causa de uma tecnicidade de uma linha envolvendo definições”, você provavelmente está errado.”

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.