Fundador da Stellar fala sobre a importância da descentralização
Jed McCaleb, co-fundador da Ripple e criador da exchange Mt. Gox, que foi vendida por ele em 2011, declarou que uma rede descentralizada é necessária para que as criptomoedas sejam bem sucedidas a longo prazo. Este é o motivo pelo qual ele decidiu deixar a Ripple para formar a Stellar, em 2014.
Um sistema de pagamento centralizado não será diferente dos já existentes PayPal ou Swift, disse McCaleb ao programa “Fast Money” da CNBC. Ele afirmou que a descentralização fornece o caminho para o crescimento e ubiquidade.
Leia mais: Assistência médica está se tornando mais acessível mundialmente por meio do blockchain
Ripple é centralizada
McCaleb afirmou ser muito difícil executar nodos fora do Ripple Labs, e o fato de que a equipe da Ripple detém controle sobre a maioria destes nodos deveria preocupar as pessoas.
Jed, que atua como chefe de tecnologia da Stellar, disse que a criptomoeda possui um protocolo parecido com a internet. Ele afirmou que tal protocolo deve ser feito por uma entidade sem fins lucrativos, ressaltando que se a internet tivesse sido criada por uma companhia com fins lucrativos, as coisas seriam muito diferentes atualmente.
A Stellar foi bem sucedida, em parte, por não limitar sua base de investidores a apenas alguns participantes. Sua moeda foi distribuída amplamente, afirmou McCaleb.
As moedas da Stellar, conhecidas como lumens e XLMs, chegaram a estar listadas entre as dez maiores criptomoedas em capitalização de mercado no início do ano, embora ela tenha sofrido uma depreciação de 34% com o passar do tempo.
O tempo de transação da Stellar é de cinco segundos ou menos, sendo muito mais rápido do que a bitcoin, Jed ressaltou.
Leia mais: Upbit lança primeiro índice de criptomoedas da Coreia do Sul
Blockchain e criptomoedas mudarão o sistema bancário
Criptomoedas e blockchain mudarão o sistema bancário no futuro, ao gerar um livro contábil público que não pode ser alterado aleatoriamente, disse McCaleb à CNBC.
Segundo ele, dentro dos próximos dez anos, muitos ativos, incluindo aqueles que não são cripto ativos, se tornarão digitais.
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin