Fundador da Synthetix: A infraestrutura DEFI que temos é terrível

O protocolo de liquidez de derivativos está trabalhando em um módulo de governança de última geração que será lançado como uma ferramenta de código aberto.

O financiamento descentralizado ( DeFi ) tem um problema de governança. Essa é a opinião do fundador da Synthetix, Kain Warwick, que subiu ao palco no Token2049 em Londres para um painel de discussão sobre “DeFi: The Future of Finance“.

“É uma coisa não dita no momento no espaço DeFi”.Disse Warwick, “onde a infraestrutura de governança que temos é muito terrível.”

Synthetix , um protocolo de liquidez de derivativos que permite aos usuários negociar versões sintéticas de ações, moedas, commodities e índices, tem seu próprio módulo de governança. Mas Warwick ainda disse que as ferramentas atuais, como o sistema de votação Snapshot, o módulo de governança composto e a própria solução da Synthetix, são “todas muito ruins, certo?”

O principal problema com as soluções de governança DeFi existentes, argumentou Warwick, é que “criamos de forma iterativa essas coisas que resolvem nossos problemas específicos, mas não são muito generalizáveis.”

Para esse fim, disse ele, a Synthetix tem trabalhado em um módulo de governança redesenhado para sua atualização v3, que será lançado como uma ferramenta de código aberto para o resto da indústria DeFi usar.

A ferramenta de governança visa acabar com os processos “discricionários” atuais, Warwick disse:

“Ainda estamos em uma espécie de era multisig. Acho que todos nós sentamos em vários multisigs, certo? Alguém envia uma mensagem para você no Telegram e diz: ‘Ei, você pode, por favor, assinar esta transação?’ ou o que quer. É muito terrível, certo? “

Em vez disso, os protocolos DeFi deveriam entregar o controle às suas comunidades. “Mas simplesmente não podemos fazer isso – a ferramenta não está lá“, disse ele. “Então, para nós, isso é algo muito crítico.”

Com lançamento previsto para “início do ano que vem“, o módulo de governança permitirá que os protocolos DeFi “se afastem desses multisigs e de todo esse tipo de coordenação offline – sem meio que se convertam em plutocracia, o que era um problema no passado“.

Reguladores visam estoques tokenizados

Além da governança, a Synthetix também tem que lidar com o crescente escrutínio regulatório de uma parte essencial de sua oferta – ações tokenizadas. No início deste ano, a exchange descentralizada ( DEX ) Uniswap removeu uma série de tokens de seu site de front-end que poderiam constituir títulos, incluindo ações tokenizadas da Synthetix, citando o “cenário regulatório em evolução“. O Uniswap Labs também está sendo investigado pela SEC.

A exchange Binance também fechou seu próprio serviço de ações tokenizadas em julho, depois que vários reguladores disseram que os tokens poderiam constituir ofertas ilegais de valores mobiliários.

Para Warwick, o ambiente regulatório é “muito pior do que acho que a maioria de nós esperava que fosse“, com os próprios reguladores sendo “bastante adversários agora“. Ele argumentou que “não fizemos um ótimo trabalho educando os reguladores” sobre como o DeFi funciona e que “se alinha muito com os resultados que os reguladores desejam“.

Ao mesmo tempo, com os reguladores circulando, Warwick disse que os protocolos DeFi “realmente precisam ser tão resistentes à censura quanto possível“. E isso depende em parte da governança: “Você realmente precisa ser governado por uma comunidade se quiser ser um protocolo.”

 

Fonte: DeCrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8