Fundador da DeFiance Capital perde US$ 1,7 milhão em NFTs

defiance01 interna
Arthur Cheong, CEO da DeFiance Capital. Imagem: Reprodução

Acredita-se que a causa foi um ataque de pishing; a carteira em questão não seria a mais indicada para acumular grandes saldos.

Roubo de NFTs

Segundo informações da PeckShield, empresa especializada em blockchain e segurança, a carteira de Arthur Cheong, fundador da DeFiance Capital, foi hackeada e US$ 1,7 milhão em NFTs foram roubados.

Confira a lista dos 59 NFTs surrupiados:

  • 5 CloneX
  • 17 Azuki
  • 33 Second Self
  • 2 Hedgies
  • 2 Tsubasa NFT

“Querido diário…”

Desde o embuste, Cheong tem postado com frequência em seu Twitter, narrando toda a situação aos usuários:

“Bem, isto me acertou com força, mas se eu, um usuário cripto sofisticado, com 5 anos de experiência, caí no golpe, não sei como posso persuadir pessoas normais a colocar uma parte substancial de seus valores na rede.”

Ele acredita que a causa do ataque veio de um ataque de pishing enviado por e-mail: um arquivo em anexo teria sido aberto e, com isso, o hacker obteve acesso à chave privada da carteira.

A chave privada é uma espécie de “chave-mestra” de qualquer carteira de criptomoedas: uma pessoa com acesso a ela é capaz de realizar qualquer movimentação, sem nenhum tipo de restrição.

Os tokens não fungíveis foram armazenados em uma “hot wallet”. Trata-se de um tipo de carteira online bastante conveniente, pois permite rápidas movimentações; porém, sua segurança não é tão forte quanto as das “cold wallets”, que armazenam dados criptográficos offline (fora da internet).

Em resumo, não é recomendável acumular grandes quantidades de capital em “hot wallets”.

Cheong solicitou que seu endereço hackeado seja incluído em uma “blacklist”: isso significa que os usuários serão sinalizados que tal endereço foi comprometido.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.