Fundador da FTX é acusado de causar o colapso da blockchain Terra (LUNA)
Alameda Research, da FTX Group, teria manipulado o preço do TerraUSD (UST) e o token nativo da plataforma
Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, exchange que colapsou no início de novembro deste ano, foi acusado por procuradores norte-americanos de ter manipulado os preços do passivo digital TerraUSD (UST) bem como o do token nativo da blockchain Terra (LUNA), levando o ecossistema ao colapso. As informações são do New York Times.
As investigações ainda são embrionárias e os procuradores ainda não apontaram nenhuma prova concreta contra o executivo; entretanto, os indícios são aparentemente fortes e podem adicionar um capítulo bastante trágico à novela.
Acredita-se que a Alameda Research, empresa pertencente ao FTX Group, teria realizado ordens consideráveis de venda de UST. Além disso, a Alameda teria operado vendido (ou seja, apostando na queda do passivo) para potencializar seus lucros.
Em maio, a rede Terra (renomeada como Terra Classic) suspendeu a criação de novos blocos. Tal ordem foi executada após o UST perder a sua paridade com o dólar americano, levando o token LUNA a quase zero valor.
Desenvolvedores ainda tentam ressuscitar o projeto, enquanto Do Kwon, um de seus principais fundadores, encontra-se foragido das autoridades.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.