Fundadores da BitMEX são condenados por violações bancárias

Benjamin Dolo, um dos fundadores da BitMEX. Imagem: ihodl

A dupla aceitou pagar uma verba indenizatória para dar um fim à questão; o Departamento de Justiça dos EUA teceu duras críticas à plataforma.

Culpados

Segundo press release do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a BitMEX, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, foi condenada por violar o Bank Secrecy Act.

Trata-se de um conjunto de mecanismos regulatórios para evitar fraudes, como lavagem de dinheiro.

Confira um trecho da nota:

“Desde setembro de 2015, e continuando até a acusação em 2020, Hayes e Delo (fundadores da BitMEX) intencionalmente causaram a BitMEX a falhar no estabelecimento e manutenção de um programa AML (de combate contra lavagem de dinheiro), incluindo um programa para verificação de identidade de seus consumidores.”

Por conta disso, o governo norte-americano categorizou a exchange como uma “plataforma de lavagem de dinheiro”.

Multa

Arthur Heyes e Benjamin Delo, fundadores da corretora, foram obrigados a pagar, cada um, uma multa de US$ 10 milhões aos cofres públicos.

Damian Williams, procurador norte-americano, alega que a BitMEX “operou à sombra dos mercados financeiros”. Além disso, reforçou que os esforços das autoridades são um exemplo de que o governo está preocupado em garantir que esquemas de lavagem de dinheiro, envolvendo criptomoedas, sejam mitigados:

“As oportunidades e vantagens em operar nos Estados Unidos são muitas, mas elas carregam consigo a responsabilidade das empresas para que façam sua parte contra o crime e a corrupção.”

Além da multa, Hayes e Delo ainda podem ser presos: a pena máxima é de até cinco anos. Não se sabe qual será a sentença final da dupla; ela será decidida em breve pelo juiz responsável pelo caso.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.