Fundamentos da Blockchain – Parte 1 : Determinismo

Nesse capítulo inicial sobre os fundamentos da Blockchain será descrito o determinismo.

Exploraremos um princípio fundamental que toda blockchain segue, o determinismo. O termo determinismo significa que, se executarmos as mesmas etapas operacionais em uma ordem específica, alcançaremos exatamente o mesmo resultado que qualquer outra pessoa que siga o processo igual. Esta propriedade torna as blockchains poderosas.

Quando nos deparamos com artigos sobre blockchain, muitos falam sobre seus benefícios, como descentralização e transparência, sem mencionar um mecanismo chave que torna as blockchains capazes de fazer o que fazem: o determinismo.

Fundamentos da Blockchain – Parte 1 : Determinismo.

O termo Determinismo em Ciência da Computação se refere a um sistema em que o estado futuro do sistema é inteiramente determinado pelo estado anterior.

Determinismo significa que alcançamos exatamente o mesmo estado como todos os outros se cumprirmos as mesmas etapas operacionais na mesma ordem. Esta propriedade torna uma blockchain o que ele é.

Fundamentalmente, os recursos de descentralização e resistência à censura de uma blockchain são possíveis porque cada nó na rede valida todas as transações de maneira determinística e todos concordam com o estado atual do sistema.

Quando novos usuários de blockchain criam carteiras baseadas em blockchain, por exemplo, eles têm que esperar que o aplicativo sincronize com o estado atual da blockchain. Essa sincronização é uma etapa necessária antes que eles possam interagir na blockchain. Ter uma carteira totalmente sincronizada permite que eles enviem e recebam fundos com 100% de certeza de que seguem as regras e criam um registro válido de todas as transações. Em seguida, esse registro de transação é armazenado na blockchain para qualquer pessoa validar.

Também dá aos usuários controle total sobre seus fundos, e nenhum terceiro pode congelá-los ou movê-los. O controle sobre os fundos é assegurado pela criptografia do par de chaves pública / privada (nenhuma outra parte pode assinar uma transação que não seja o proprietário da chave). O processo de alcançar um estado de igualdade em todos os nós graças ao determinismo é o sistema de proteção contra gastos duplos, que é o problema fundamental que o sistema como um todo resolve. Esse processo será a próxima parte da nossa série sobre blockchain.

Determinismo, no contexto de blockchains, refere-se ao fato de que cada nó na rede produzirá a mesma ordem de transação. Qualquer diferença entre os nós para a mesma operação levaria a uma falha de consenso, pois o armazenamento desses dados no razão distribuído levaria a um estado de razão inconsistente.

Por exemplo, cada novo nó completo que se junta à rede blockchain precisa repetir todas as operações anteriores e terminar no mesmo estado de razão dos nós completos existentes. Por exemplo, se você decidir executar um nó completo na blockchain RSK, você precisará sincronizar todos os blocos em todo o histórico da RSK e verificar todos os contratos inteligentes nesta cadeia antes de operar como um nó para validar e processar novos blocos.

Extensão das blockchains

As blockchains não dependem de nenhum fator exclusivo de cada usuário final para obter consenso. Por exemplo, uma regra de consenso que depende da aleatoriedade criada localmente em uma máquina de nó completo não funcionaria porque o resultado seria diferente no computador de cada usuário, fazendo com que cada usuário se separasse da rede. Para chegar a um consenso, os usuários devem compartilhar dados idênticos e ser capazes de usar os dados para calcular os mesmos resultados usando o mesmo protocolo com as mesmas regras de consenso. Isso é determinismo em um contexto de blockchain.

Viva o determinismo

O determinismo é um elemento necessário para promover a descentralização e permitir transações resistentes à censura, duas características centrais de qualquer blockchain baseado em consenso. Se as transações anteriores não pudessem produzir o mesmo resultado sempre que fossem executadas, independentemente de onde ou por quem a transação é executada, seria impossível chegar a um consenso. As blockchains perderiam seu poder de integridade de dados à prova de violação constante.

Agora você entende que nosso bitcoin está seguro na blockchain do Bitcoin, em grande parte, graças à propriedade do determinismo. Na próxima parte desta série, abordaremos o algoritmo de consenso da Prova de Trabalho.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8