Fundo de pensão dos EUA investe em fundo de criptomoedas da Morgan Creek

O investimento veio do Condado de Fairfax na Califórnia

A Morgan Creek Digital acaba de registrar o que pode ser o primeiro investimento em criptomoedas provindo de um fundo de pensão dos Estados Unidos.

Aparentemente dois fundos de pensão em Fairfax County, na Califórnia, investiram em um novo fundo de capital de risco de US$40 milhões. De acordo com Anthony Pompliano, fundador da Morgan Creek, outros investidores incluem um fundo universitário, uma companhia de seguros e uma fundação privada. Pompliano se recusou a fornecer mais detalhes sobre o tópico.

Graças à manipulação do mercado e a falta de regulamentação, muitos investidores institucionais foram dissuadidos a entrar no setor. Os fundos de pensão da Virginia se uniram a várias instituições que já investiram em fundos de criptomoedas, como a Universidade de Yale, que realizou um investimento em 2018.

O Fairfax County Rirement System administra três planos distintos de benefícios definidos, dos quais dois foram investidos no fundo da Morgan Creek.

De acordo com Katherine Molnar, diretora de investimentos de um dos fundos, o blockchain é uma “oportunidade emergente” que oferece um “perfil atrativo de retorno assimétrico”.

Segundo Pompliano, o novo fundo está estruturado como um fundo tradicional de capital de risco que irá investir no capital de empresas de criptomoedas e blockchain. O fundo também irá apresentar uma pequena porcentagem de seu valor em criptomoedas líquidas, como o Bitcoin.

“Há uma crença no mundo institucional de que, caso a indústria continue por muito tempo, será muito valiosa (…). O smart money não é distraído pelo valor, mas observa tendências a longo prazo e acredita que está apostando na inovação como uma ótima maneira de gerar retornos mitigados pelo risco”, disse Pompliano durante uma entrevista.

A Morgan Creek Digital já superou sua meta inicial para o fundo, estipulada em US$25 milhões. De acordo com a proposta apresentada, todos os ativos tradicionais serão representados por tokens digitais, ao passo que o fluxo de capital intelectual em cripto irá gerar retornos positivos.

FONTE: PENSIONS&INVESTMENTS