O que são fundos de cobertura de criptomoedas, e como funcionam? Parte 1 de 2
Neste artigo explicaremos o que são os “Hedge Funds” ou “Fundos de Cobertura” e como eles funcionam, se tratando de criptomoedas.
O que é um fundo de cobertura?
Os fundos de cobertura, assim designados devido ao seu objetivo original de cobertura dos riscos de mercado, reúnem fundos de vários investidores para diversificar os ativos, com o objetivo de atenuar os riscos de mercado.
Um “hedge fund” é um fundo de investimento em que o capital de vários investidores institucionais e individuais é combinado e aplicado numa série de ativos, incluindo derivados, ações, obrigações, mercadorias e divisas, com o objetivo de otimizar os rendimentos.
Tal como o nome indica, os fundos de retorno absoluto centravam-se inicialmente na gestão de investimentos para proteger os seus ativos contra os riscos de mercado. Os investidores avessos ao risco têm tradicionalmente preferido os fundos de retorno absoluto, depositando a sua confiança nos gestores visionários do fundo, que lhes permitem otimizar a afetação dos vários ativos da sua carteira.
No entanto, o investimento em fundos de retorno absoluto é por vezes considerado como um veículo de investimento alternativo arriscado, uma vez que se baseia em estratégias de investimento complexas, na utilização ocasional de elevados níveis de alavancagem por parte dos fundos de retorno absoluto e na imprevisibilidade geral dos mercados financeiros.
O que é um fundo de cobertura de criptomoeda?
Os fundos de cobertura de criptomoedas, criados para lidar com as complexidades dos investimentos em criptomoedas, reúnem fundos de vários investidores para negociar estrategicamente ativos digitais, com o objetivo de obter retornos positivos.
Ao contrário dos seus homólogos tradicionais, os fundos de cobertura de criptomoedas especializam-se na gestão de fundos de criptomoedas, investindo em criptomoedas e empregando várias estratégias para gerar retornos favoráveis para os seus investidores. Isso inclui a compra e venda de criptomoedas, bem como o envolvimento em derivados de criptografia e negociação de futuros. Em particular, um fundo de cobertura de criptomoedas funciona como intermediário entre os investidores contribuintes e os operadores iniciais para os investidores que procuram obter exposição a ativos digitais.
Um fundo de cobertura de criptomoedas pode concentrar-se exclusivamente em ativos de criptomoedas ou incorporar criptomoedas na sua estratégia de investimento juntamente com instrumentos tradicionais como ações e obrigações. Além disso, esses fundos podem investir em capital de risco e “private equity” para startups de blockchain, fornecendo um pool diversificado de ativos e aprimorando sua gestão de ativos digitais.
No que respeita à regulamentação, os fundos de retorno absoluto com criptomoedas podem ser objeto de uma supervisão comparativamente menor do que os fundos de retorno absoluto tradicionais, e a extensão desta regulamentação depende da combinação específica de investimentos na carteira global.
Como os fundos de retorno absoluto de criptomoedas funcionam e lucram?
Os fundos de retorno absoluto de criptomoedas agregam dinheiro dos investidores, cobrando várias taxas e gerando lucros através da negociação profissional e da gestão de carteiras diversificadas de criptomoedas para obter retornos óptimos.
Os fundos de cobertura, em geral, funcionam como sociedades limitadas, geridas profissionalmente por gestores de fundos que reúnem o dinheiro dos investidores. No entanto, a participação em fundos de cobertura, incluindo os que lidam com criptomoedas, é tipicamente limitada a indivíduos com elevado património líquido que podem suportar taxas de gestão mais elevadas e riscos associados.
Para aceder aos fundos de retorno absoluto de criptomoedas, os particulares têm normalmente de cumprir requisitos de investimento específicos, como um montante mínimo de investimento. O acesso também pode estar sujeito a credenciamento, garantindo que os investidores atendam a determinados critérios financeiros ou tenham um determinado nível de experiência.
Uma vez qualificados, os investidores podem beneficiar da experiência dos gestores de fundos que tomam decisões sobre a compra, venda e gestão de uma carteira diversificada de criptomoedas, com o objetivo de obterem rendimentos óptimos neste cenário digital dinâmico.
Os fundos de cobertura de criptomoedas geram receitas através de uma comissão de gestão anual, que normalmente varia entre 1% e 4% do montante investido. Além disso, os investidores podem também ser obrigados a pagar uma percentagem dos lucros obtidos como comissões de desempenho à equipa de gestão.
Traduzido de: Cointelegraph.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.