G20 se reúne para debater regulamentação de criptomoedas com base na proposta da Índia
G20 considera a possibilidade de regulamentar as criptos de maneira coletiva, de acordo com o ministro das Finanças Nirmala Sitharaman
Dadas as tecnologias sofisticadas envolvidas com esses ativos virtuais, os países devem discutir se uma determinada regulamentação é necessária, disse Sitharaman, cujo país é o presidente do G20 este ano.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi debateu por vários anos a elaboração de uma lei para regular ou mesmo proibir as criptomoedas, mas não tomou uma decisão final.
“Estamos conversando com todas as nações, que se requer regulamentação, então um país sozinho não pode fazer nada”, disse Sitharaman a repórteres depois de se encontrar com os diretores do banco central em Nova Delhi.
Estamos conversando com todas as nações, se podemos fazer algum procedimento operacional padrão que seja seguido por todos para criar uma estrutura regulatória e se pode ser eficaz.
A Índia receberá os ministros das Finanças e os governadores dos Bancos centrais do G20 neste mês.
No ano passado, Modi disse que é necessário um esforço global coletivo para lidar com os problemas colocados pelas criptomoedas. O Reserve Bank of India disse que as criptomoedas devem ser banidas, pois são semelhantes a um esquema Ponzi.
Criptomoedas no Mundo
O Financial Stability Board está reconhecendo a evolução rápida das criptomoedas, além do Bitcoin, outras moedas estão surgindo e sendo utilizadas.
A adoção global está crescendo rapidamente, segundo o último relatório da ONU.
A população de Ucrânia, Rússia e Venezuela possui contato com criptomoedas, com mais de 10% da população envolvida. No Brasil, cerca de 5% da população está ligada a essa forma de dinheiro.
A adoção de criptomoedas está aumentando rapidamente e pode não demorar muito para que elas circulem com a mesma frequência que as moedas fiduciárias, especialmente em países afetados pela inflação. Portanto, os reguladores precisam agir rapidamente.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future