G7 avalia Stablecoins como risco à estabilidade financeira global

G7 diz em relatório que sistema financeiro global pode ser abalado pelas stablecoins 

O G7 está avaliando as stablecoins como um risco potencial para o sistema financeiro global, de acordo com um comunicado do Financial Stability Board (FSB).

Em uma carta aos ministros das Finanças do G20 e aos governadores dos bancos centrais no domingo, o presidente do FSB, Randal Quarles, disse que o grupo de trabalho do G7 está entregando um relatório de avaliação das oportunidades e desafios colocados pelas stablecoins globais.

Enquanto os líderes do G20 anteriormente admitiram que ativos de criptomoedas não representam uma ameaça à estabilidade financeira global, a introdução de stablecoins globais pode representar “uma série de desafios” para a comunidade reguladora, disse o presidente na carta.

O regulador apresenta uma série de questões decorrentes de stablecoins, incluindo privacidade e proteção de dados, conformidade com LBC / CFT e KYC, sonegação de impostos, concorrência leal e integridade do mercado.

Embora a carta não aponte para nenhum stablecoin específica como exemplo, as principais economias manifestaram suas preocupações com a emissão antecipada da criptomoeda Libra do Facebook.

De acordo com um relatório da BBC na segunda-feira, o relatório preliminar sobre stablecoin do grupo de trabalho do G7 adverte que, mesmo que os apoiadores da Libra possam resolver essas preocupações, o projeto pode não obter a aprovação dos reguladores.

“Lidar com esses riscos não é necessariamente uma garantia de aprovação regulatória para um acordo de stablecoin”, diz o rascunho do G7.

Há uma pressão crescente no Facebook desde que grandes empresas de pagamento como Visa, Mastercard, Paypal e Stripe se retiraram do projeto Libra.

O FSB posteriormente enviará uma nota oficial sobre stablecoins globais para a reunião de ministros das Finanças e governadores do Banco Central do G20 em outubro de 2019 esta semana. “O grupo de trabalho do G7 estará entregando o trabalho sobre questões regulatórias ao FSB, e já começamos a trabalhar nessa área”, disse Quarles.

A avaliação foi feita depois que os Líderes do G20 pediram ao FSB para aconselhá-los sobre respostas multilaterais adicionais, conforme necessário, dados os recentes desenvolvimentos em stablecoins.

Fonte: Coindesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.