GameStop remove NFT baseado em suicida do atentado de 11 de setembro

Plataforma da GameStop removeu conteúdo polêmico em um dia. Imagem: BR Atsit

O marketplace está em versão beta; apenas criadores aprovados pela plataforma podem cunhar NFTs.

Conteúdo polêmico é removido da GameStop NFT

A plataforma GameStop NFT removeu a obra “The Falling Man” (“O Homem Caído”) de seu catálogo. A imagem é inspirada na foto de um homem que cometeu suicídio durante o atentado de 11 de setembro de 2001.

Seu criador, intitulado Jules, negociou o ativo digital por 0.165 ETH (US$ 265) no marketplace. Criadores precisam ter suas contas verificadas e aprovadas para disponibilizar seus trabalhos artísticos.

Trata-se de uma adaptação da famosa foto tirada pela Associated Press (AP), uma das maiores agências de notícias do mundo.

Usuários ficaram revoltados

O conteúdo polêmico causou rebuliço nas redes sociais. Um usuário tweetou: “A GameStop não apenas está vendendo o NFT de uma vítima de uma tragédia; a imagem está em destaque ao procurar seu nome no Google”.

Outro denunciou que “A plataforma está vendendo um NFT de vítima de suicídio de 9/11”. Porém, o usuário @VanGuardianVI comentou a respeito da velocidade da empresa em remover o conteúdo digital:

“O NFT “The Falling Man” está disponível na OpenSea faz dois meses. Pessoas idiotas estão tentando culpar a empresa por tê-lo removido em um dia! Dizem que precisam de melhor controle de conteúdo… Eles já são os melhores! Vão fazer FUD em outro lugar!”

O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.