GameStop remove NFT baseado em suicida do atentado de 11 de setembro

gamestop02 interna
Plataforma da GameStop removeu conteúdo polêmico em um dia. Imagem: BR Atsit

O marketplace está em versão beta; apenas criadores aprovados pela plataforma podem cunhar NFTs.

Conteúdo polêmico é removido da GameStop NFT

A plataforma GameStop NFT removeu a obra “The Falling Man” (“O Homem Caído”) de seu catálogo. A imagem é inspirada na foto de um homem que cometeu suicídio durante o atentado de 11 de setembro de 2001.

Seu criador, intitulado Jules, negociou o ativo digital por 0.165 ETH (US$ 265) no marketplace. Criadores precisam ter suas contas verificadas e aprovadas para disponibilizar seus trabalhos artísticos.

Trata-se de uma adaptação da famosa foto tirada pela Associated Press (AP), uma das maiores agências de notícias do mundo.

Usuários ficaram revoltados

O conteúdo polêmico causou rebuliço nas redes sociais. Um usuário tweetou: “A GameStop não apenas está vendendo o NFT de uma vítima de uma tragédia; a imagem está em destaque ao procurar seu nome no Google”.

Outro denunciou que “A plataforma está vendendo um NFT de vítima de suicídio de 9/11”. Porém, o usuário @VanGuardianVI comentou a respeito da velocidade da empresa em remover o conteúdo digital:

“O NFT “The Falling Man” está disponível na OpenSea faz dois meses. Pessoas idiotas estão tentando culpar a empresa por tê-lo removido em um dia! Dizem que precisam de melhor controle de conteúdo… Eles já são os melhores! Vão fazer FUD em outro lugar!”

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.