Presidente da SEC Gary Gensler: As exchanges de criptomoedas estão negociando contra seus clientes

Copia de Contra Capa
Gary Gensler, presidente da SEC. Imagem: Reprodução.

Gary Gensler afirmou que as exchanges fazem uma “mistura de serviços” que pode prejudicar os clientes

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse em entrevista à Bloomberg News na terça-feira que algumas plataformas de exchange de criptomoedas podem estar negociando contra seus próprios clientes.

Gensler expressou preocupação de que as exchanges de criptomoedas não estejam segregando diferentes partes de seus negócios, como trading, custódia e criação de mercado. Ele alertou que a “mistura” de serviços pode prejudicar os clientes.

Observando que o problema de “plataformas negociando contra seus clientes” é generalizado no espaço cripto, o presidente da SEC afirmou:

Na verdade, eles estão negociando contra seus clientes muitas vezes porque estão marcando o mercado contra eles.

O chefe da SEC também levantou problemas com stablecoins, enfatizando que as três maiores stablecoins são afiliadas a exchanges de criptomoedas. O Tether (USDT) é afiliado à Bitfinex, o USD Coin (USDC) está vinculado à Circle e o Binance USD (BUSD) está conectado à Binance.

O presidente Gensler opinou:

Não acho que seja coincidência. Cada um dos três grandes foi fundado pelas plataformas de trading para facilitar a negociação nessas plataformas e potencialmente evitar AML e KYC.

Os legisladores dos EUA pediram a regulamentação das stablecoins, alegando que elas representam riscos para a estabilidade financeira do país. Tanto o Federal Reserve Board quanto o Financial Stability Oversight Council (FSOC) alertaram recentemente sobre a corrida das stablecoins. No início desta semana, a stablecoin algorítmica terrausd (UST) perdeu sua indexação ao dólar americano, fazendo com que seu preço e o preço da LUNA caíssem.

Gensler disse que a maioria dos ativos digitais está sob a alçada da SEC e as plataformas de negociação de criptomoedas devem ser registradas na agência. A SEC disse recentemente que quase dobrou a unidade de criptomoedas da Divisão de Execução.

Fonte: Bicoin.com

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.