Glassnode: Bitcoin ainda não viu este histórico cruzamento de baixa no ciclo atual

Glassnode: Bitcoin ainda não viu este histórico cruzamento de baixa no ciclo atual

Dados da Glassnode mostram que o Bitcoin ainda não viu um cruzamento no ciclo atual que historicamente marcou períodos de baixa.

De acordo com o último relatório semanal da Glassnode, o cruzamento de preços realizado por STH e LTH ainda não ocorreu durante o atual mercado de baixa.

O “preço realizado” é uma métrica que significa a base de custo do detentor médio no mercado de Bitcoin. Seu valor é calculado dividindo o limite realizado pelo número total de moedas em circulação.

Sempre que o preço normal do BTC fica abaixo do valor desse indicador, o investidor médio entra em estado de perda.

Essa base de custo também pode naturalmente ser calculada especificamente para diferentes grupos de titulares. Os grupos relevantes aqui são os “detentores de longo prazo” e os “detentores de curto prazo”; aqui está um gráfico que mostra a tendência dos preços realizados desses dois grupos nos últimos anos:

woc 37 03
Os valores das duas métricas parecem estar se aproximando | Fonte: The Week Onchain da Glassnode – Semana 37, 2022

Os detentores de longo prazo (LTHs) incluem todos os investidores de Bitcoin que mantêm suas moedas há pelo menos 155 dias, enquanto os detentores de curto prazo (STHs) são aqueles que mantêm suas moedas paradas por menos do que isso.

Como você pode ver no gráfico acima, os preços realizados (RPs) desses dois grupos observaram cruzamentos durante os dois últimos mercados em baixa.

Nesses ciclos, o LTH RP cruzou acima do STH RP quando o mercado vendedor tardio começou. A implicação de tal cruzamento é que as moedas compradas recentemente (nos últimos 155 dias) agora são mais lucrativas do que as compradas há muito tempo. Isso mostra que o mercado passou por um profundo evento de capitulação.

Durante o atual mercado de baixa, no entanto, a criptomoeda ainda não viu esse cruzamento, mesmo depois de já observar 10 meses de declínio.

O período de urso pós-cruzamento durou 339 dias em 2014-15, enquanto foi de 145 dias em 2018-19. Isso sugeriria que o bear market atual ainda terá um tempo antes que um mercado em alta possa começar, já que o cruzamento ainda nem aconteceu.

O relatório observa que, no ritmo em que as duas métricas estão se aproximando, esse cruzamento provavelmente ocorrerá este mês.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.