Goldman Sachs considera criar sua própria Stablecoin

Goldman Sachs estuda criar uma nova stablecoin baseada em fiat.

O recém-nomeado Diretor Global de Ativos Digitais da Goldman Sachs, empresa multinacional americana de investimento e serviços financeiros, diz que sua empresa está explorando a ideia de criar seu próprio “fiat token digital”.

De acordo com o seu perfil do Linkedin, McDermott, que está na Goldman Sachs há quase 15 anos, tornou-se chefe global de ativos digitais da empresa em junho e, antes disso, por quase 10 anos, ele era seu chefe global de financiamento cruzado de ativos.

Em um relatório publicado na quinta-feira (6 de agosto), a CNBC diz que McDermott foi um substituto de Justin Schmidt, “um ex-trader de cripto e formado pelo MIT que dirigia a equipe de ativos digitais da Goldman desde 2018”.

Em uma entrevista à CNBC, McDermott falou sobre sua visão para um sistema financeiro baseado em blockchain:

“Nos próximos cinco a 10 anos, você poderá ver um sistema financeiro em que todos os ativos e passivos são nativos de uma blockchain, com todas as transações acontecendo nativamente na cadeia.

“Então, o que você está fazendo hoje no mundo físico, basta fazer digitalmente, criando enormes eficiências. E isso pode ser emissão de dívida, titularização, originação de empréstimos; essencialmente, você terá um ecossistema de mercados financeiros digitais, as opções são bastante vastas. “

Aparentemente, McDermott está “expandindo sua equipe, dobrando seu quadro de funcionários com contratações na Ásia e na Europa”, com uma das contratações mais recentes sendo Oli Harris, educada em Cambridge, que foi chefe de estratégia e quórum de ativos digitais do JPMorgan Chase entre maio de 2018 e Julho 2020.

Dois dos projetos mais interessantes executados no Quorum (que é uma variante permitida do Ethereum) são o JPM Coin e o Interbank Information Network.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

A CNBC diz que o primeiro objetivo de McDermott é “ajudar o encanamento essencial das finanças, como acordos de recompra, conhecido como mercado de recompra, a se tornar digital”, e ele continuou explicando o que significa:

“No financiamento e na recompra de títulos, se você olhar para esses mercados, eles estão prontos para a padronização.

“Existem muitos processos legados no vasto movimento de garantias que os tornam muito ineficientes em termos de custo; portanto, ao alavancar a tecnologia de contabilidade distribuída, você pode padronizar processos para gerenciar garantias em todo o sistema, e você tem um processo de liquidação muito mais eficiente, considerando o real acordo de tempo. ”

Mais tarde, McDermott planeja investigar “como a tecnologia contábil pode ser usada nos mercados massivos de crédito e hipoteca, e até a possibilidade de que os mercados comerciais possam eventualmente migrar para o formato”.

McDermott diz que percebe a importância de “criar consenso com outros bancos, investidores institucionais e órgãos reguladores”, e é por isso que recentemente conversou com o JPMorgan Chase e o Facebook.

McDermott também mencionou nesta entrevista que o Goldman Sachs poderia lançar sua própria stablecoin:

“Estamos explorando a viabilidade comercial de criar nosso próprio fiat token digital, mas ainda é cedo enquanto continuamos a trabalhar nos possíveis casos de uso”.

No que diz respeito às criptomoedas, ele fez este comentário muito interessante:

“Definitivamente, vimos um aumento no interesse de alguns de nossos clientes institucionais que estão explorando como podem participar desse espaço. Definitivamente, parece que há um ressurgimento do interesse em criptomoedas. ”

Fonte: cryptoglobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.