Golpe com criptomoedas: o amor custa caro

Um esquema fraudulento de criptomoeda resultou em uma perda de cerca de US $ 200.000 para um cidadão britânico

Golpe com criptomoedas: o amor custa caro

Um residente anônimo do Reino Unido supostamente se separou de quase US $ 200.000 de suas economias depois que uma mulher para quem ele enviou uma mensagem em um aplicativo de namoro o enganou. O homem admitiu que se sentiu tão desesperado após o golpe que considerou tirar sua vida.

De acordo com uma cobertura recente da BBC, o cidadão britânico, chamado Tom (que não é seu nome verdadeiro), estava lutando com uma separação em 2020 e se juntou a um aplicativo de namoro para procurar companhia. Pouco depois, uma mulher que se apresentou como Jia de Hong Kong se aproximou dele, e a dupla começou a enviar mensagens.

Tom revelou que ele e seu encontro online estavam discutindo seu futuro mútuo. Jia também se retratou como uma investidora de criptomoedas de sucesso com “conhecimento interno” e atraiu o homem a sonhar em construir um estilo de vida rico com ela.

“Os problemas estavam chegando para mim, mas tudo o que ela estava fazendo para construir confiança comigo era o suficiente para me manter lá”, admitiu o homem.

A certa altura, a mulher perguntou a Tom se ele sabia alguma coisa sobre criptomoedas. Este último disse que havia investido nele alguns anos atrás em bitcoin. Então, Jia direcionou Tom para uma plataforma de negociação online e o instruiu a baixar o aplicativo em seu celular.

Mais uma vez, o britânicos se sentiu desconfiado, mas ao mesmo tempo sortudo, pois pareciam ter conhecido alguém com “informações privilegiadas” que poderiam torná-lo rico. A mulher encorajou Tom a continuar fazendo investimentos no aplicativo duvidoso de criptomoedas, dizendo que ele perderia os lucros se não fosse rápido o suficiente. O homem acabou investindo cerca de US $ 200.000 quando descobriu que seu saldo “tinha sido liberado”.

“Em um piscar de olhos, tudo se foi. Eu estava com dor de estômago”, confessou.

Ele pediu a Jia que explicasse os fundos perdidos, mas a mulher se recusou a ajudar, dizendo que tinha que voar para a Austrália e passar um tempo com sua tia doente. Nesse ponto, Tom percebeu que havia se tornado vítima de um golpe. Sentindo-se arrasado, procurou ajuda e admitiu que, se não fosse pela mãe, poderia ter tirado a vida:

“Reconheci que precisava de ajuda imediatamente e fui direto ver minha mãe. Se eu não tivesse esse apoio, não estaria aqui. Eu ia fazer algo que não me deixaria mais aqui.”

A enfermeira australiana que perdeu suas economias de vida

Tom não é o primeiro indivíduo a ter seus fundos drenados por meio de um esquema fraudulento com criptomoedas.

No ano passado, a cidadã australiana Rhonda, que estava a poucos meses da aposentadoria, foi vítima de um golpe semelhante. Ela foi abordada por uma pessoa que afirmava ser uma celebridade local que lhe pediu para começar a investir em bitcoin em um aplicativo duvidoso.

Nos meses seguintes, Rhonda fez vários investimentos que totalizaram todas as suas economias de estilo de vida. Infelizmente, ao verificar sua conta em um ponto, ela percebeu que todos os fundos haviam desaparecido.

As autoridades locais tentaram ajudá-la, mas a operação falhou. Apesar de perceber que seus planos de aposentadoria se foram, Rhonda permaneceu positiva e disse que continuaria trabalhando como enfermeira.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8