Golpistas utilizam a imagem de Michael Saylor para aplicar golpes no YouTube

Michael Saylor

Os golpistas usam recursos de inteligência artificial para fazerem vídeos falsos com a imagem de Michael Saylor, da MicroStrategy, prometendo dobrar investimento

Um novo golpe envolvendo a imagem de Michael Saylor está se espalhando no YouTube, colocando em risco investidores desavisados. No vídeo, “Saylor”, promete dobrar os investimentos em Bitcoin através de um código QR exibido em um vídeo falso. Este é apenas um dos muitos golpes envolvendo o nome de Saylor que têm surgido recentemente.

Infelizmente, muitas pessoas podem perder seus bens devido à aparência real do vídeo. Por outro lado, quem for muito cuidadoso poderá lembrar que Saylor já havia alertado sobre tais golpes no passado.

https://twitter.com/MarioNawfal/status/1770073125704630522

Em janeiro, o fundador da MicroStrategy alertou sobre o aumento de vídeos falsos gerados por IA na comunidade Bitcoin, especialmente no YouTube. Ele identificou vídeos fraudulentos em que era mostrado promovendo fraudes de negociação de Bitcoin e distribuição de criptomoedas.

Michael Saylor descobriu que os vídeos fraudulentos eram postados pelo menos a cada dez minutos.

Isso o levou a deixar uma mensagem de alerta para seus seguidores, incentivando-os a “ter cuidado e lembrar que não existe almoço grátis”.

Crescentes preocupações sobre golpes no YouTube

Segundo Michael Saylor, sua equipe remove cerca de 80 vídeos falsos do YouTube diariamente, os quais promovem fraudes de várias formas. Ele enfatizou que a MicroStrategy não distribui Bitcoin gratuitamente por meio de códigos de barras e ressaltou que não há uma maneira isenta de risco para duplicar um portfólio de Bitcoin.

Golpes no YouTube mirando figuras importantes do universo cripto, como o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, não são novidade e continuam sendo uma ameaça persistente. No ano passado, um vídeo falso dele pedindo aos espectadores para dobrarem seus investimentos em XRP foi compartilhado. Essa tática é comumente usada pelos fraudadores, então, os usuários de criptomoedas devem permanecer vigilantes e cautelosos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future