Google, Apple e Alibaba podem ter sua própria exchange de criptomoedas

Google, Apple, Alibaba e um extensa lista de empresas podem em breve abrir suas próprias exchanges de criptomoedas?

A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) relatou cerca de 300 empresas, incluindo Google, Apple e Alibaba, que operam serviços de pagamento eletrônico no país e que podem em breve abrir suas próprias exchanges de criptomoedas.

Na verdade, uma lista foi publicada no site oficial, entre a qual se destacam os nomes Google Asia Pacific, Apple Distribution International e Alibaba.com Singapore.

O documento diz:

“As seguintes entidades receberam uma isenção de detenção de uma licença nos termos da Lei de Serviços de Pagamento (“ Lei PS ”) para os serviços de pagamento específicos por um período especificado. Observe que essas entidades não estão licenciadas de acordo com a Lei PS para fornecer os serviços de pagamento específicos, mas estão autorizadas a continuar a fornecer os serviços de pagamento específicos. A isenção cessará após o período especificado; ou se a entidade apresentar um pedido de licença da Lei PS, na data em que o pedido é aprovado ou rejeitado pelo MAS, ou retirado pelo requerente .”

A Lei PS é a estrutura regulatória abrangente de Cingapura para empresas que operam negócios de ativos digitais, incluindo pagamentos e comércio.

No entanto, embora o Alibaba não forneça serviços de dinheiro eletrônico, o Google e a Apple o fazem. Nenhuma dessas empresas oferece atualmente quaisquer serviços de tokens de pagamento.

Essas empresas teriam que solicitar e obter uma licença nos termos da Lei PS se desejassem continuar a fazê-lo em Cingapura, e é presumível que o fariam. Assim que a licença for obtida, eles também poderão operar como exchanges de criptomoedas.

Além disso, rumores têm circulado online há alguns dias sobre a possível entrada da Apple nesse negócio.

Há alguns dias, o Google atualizou sua política sobre anúncios relacionados a criptomoedas, permitindo anúncios de exchanges de criptomoedas reconhecidas e licenciadas nos Estados Unidos a partir de 3 de agosto.

Por que essas empresas gigantes deveriam entrar no mercado de criptomoedas?

O fato é que tanto o Apple Pay quanto o Google Pay poderiam se beneficiar muito com o uso de criptomoedas, assim como o PayPal se beneficiou muito nos últimos meses. Por outro lado, Samsung, Visa e Mastercard também estão cada vez mais se movendo no sentido de integrar criptomoedas em seus sistemas de pagamento, por isso seria estranho se Google e Apple deixassem esse mercado nas mãos de seus concorrentes.

Por último, convém referir que, graças ao BitPay, já é possível utilizar criptomoedas para pagamentos com Apple Pay, mas este é um serviço de terceiros.

Integrar criptomoedas significaria atrair usuários cripto, mas acima de tudo poder cobrar comissões, talvez não só nas transações, mas também nas trocas de moedas. É por isso que gigantes como Google e Apple estariam melhor tendo sua própria exchange, em vez de depender de uma externa.

Fonte: Cryptonomist

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.