Google criará endereços para dois milhões de brasileiros
A parceria do Google com o governo será um enorme impulso para o Brasil
Em 2018, o Google introduziu o programa de código aberto, Plus Codes, para dar a governos e cidadãos a opção de criar livremente seus próprios endereços, independentemente de distanciamento, turbulência política ou mudança de fronteiras. Os Plus Codes pegam as coordenadas de um local e as transformam em um código de seis dígitos. Por exemplo, MXQ4 + M5 Nova York é o endereço da Estátua da Liberdade (confira você mesmo no Google Maps). O projeto Rotas Rurais de São Paulo representa a primeira implementação em larga escala dos códigos.
Nos primeiros seis meses do projeto, o Google combinará imagens de satélite do Google Earth e outros dados de localização do Google Maps para mapear todas as estradas de terra, casas e fazendas da região designada. Em seguida, eles gerarão códigos para todas as residências, compilando-os em um banco de dados e os integrando aos serviços governamentais. Os Plus Codes atuarão como endereços oficiais e, em fases posteriores, serão entregues às agências estatais e ao setor privado.
“O projeto ajudará todo o ecossistema no interior, mas também será aplicado em breve nas áreas rurais”, diz o governador de São Paulo, João Doria. “Estamos investindo fortemente em inovação tecnológica no agronegócio, com o objetivo de fornecer aos produtores do estado a tecnologia mais recente do mundo e, felizmente, estamos tendo sucesso”.
O governo brasileiro poderá reconhecer oficialmente as pessoas por seus novos endereços e criar uma identificação que permita aos cidadãos votar, abrir contas bancárias, registrar-se em determinados empregos e acessar cuidados médicos essenciais. Os endereços também significam que os serviços de emergência podem responder com mais eficiência, as encomendas podem ser entregues e a infraestrutura pode ser construída. Embora, sem dúvida, demore anos para que essas coisas se desenvolvam, os endereços são o primeiro passo essencial.
- Veja também: 20 exchanges de criptomoedas foram fechadas em 2019
Fonte: Techspot
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.