Google lança toolkit de blockchain para desenvolvedores de aplicativos
Desenvolver soluções baseadas em blockchain para empresas acabou de se tornar mais fácil para usuários do Google Cloud, graças a uma colaboração entre a empresa e uma startup focada em DLT liderada pela ex-executiva da JPMorgan, Blythe Masters.
Leia mais: Allianz vê uma grande oportunidade no ramo de seguro de criptomoedas
Anunciada hoje, a parceria consiste no fornecimento de um kit de desenvolvimento de software pela Digital Asset, destinado a desenvolvedores trabalhando no Google Cloud, permitindo que eles testem e criem aplicações baseadas em blockchain sem ter que codificar a plataforma inteiramente por conta própria.
Leonard Law, chefe da plataforma de serviços financeiros do Google Cloud, afirmou em uma declaração que a tecnologia de registros distribuídos (DLT) tem um grande potencial para clientes em diversas indústrias.
“DLT tem um grande potencial para beneficiar clientes não só na indústria de serviços financeiros, como também em outras diversas indústrias, e nós estamos animados para trazer estas ferramentas de desenvolvedores para o Google Cloud.”
Blythe Masters também se posicionou:
“Nós estamos firmando parcerias com o Google Cloud para fornecer aos desenvolvedores uma solução completa, de forma que eles possam libertar todo o potencial para trazerem inovações ao blockchain. Isso reduzirá as barreiras técnicas inerentes ao desenvolvimento de aplicações baseadas em DLT, ao levar nossa plataforma avançada de registros distribuídos e linguagem de modelação para o Google Cloud.”
Leia mais: Sebrae/RJ realizará encontro para falar sobre o uso da tecnologia blockchain
Por fim, a Digital Asset espera que a colaboração atraia mais desenvolvedores para a sua Linguagem de Modelação (DAML) e programa de plataforma como serviço (PaaS), que estarão agora disponíveis por meio do marketplace Orbitera, do Google Cloud.
Armada com estes produtos, a companhia afirma que desenvolvedores terão acesso a um toolkit end-to-end para construir e lançar sofisticadas aplicações distribuídas.
Google é o mais recente fornecedor de computação em nuvem a lançar ferramentas para desenvolvedores de blockchain.
No início deste ano, a Amazon Web Services (AWS) introduziu templates de blockchain para o Ethereum, e a plataforma empresarial Hyperledger Fabric (da qual a Digital Asset foi um contribuidor inicial). Assim como a nova colaboração entre Google Cloud e Digital Asset, os templates de blockchain da AWS permitem que desenvolvedores criem e lancem aplicações DLT sem ter que escrever o código fonte desde o início.
Recentemente, a Oracle anunciou que introduzirá um produto blockchain PaaS até o final de julho, e começará a lançar aplicações baseadas em DLT em agosto.
Fonte: CCN