Gopax, exchange da Coreia do Sul, é prejudicada pela suspensão de saques da Genesis

Gopax

A exchange Gopax acabou de ser atingida devido à suspensão dos saques da Genesis, a exchange teve que interromper as negociações

O caos cripto está finalmente afetando as exchanges sul-coreanas, com a decisão do banco de investimentos cripto Genesis de interromper os resgates e novas ofertas de empréstimos no início desta semana, interrompendo os serviços na plataforma de negociação Gopax .

As plataformas no país, até muito recentemente, pareciam imunes aos efeitos do colapso do FTX por não emitirem suas próprias moedas.

Segundo o YTN, a Gopax disse que atrasou os pagamentos de juros e principal aos clientes que usam seus serviços de staking GOFi. O produto foi desenvolvido em conjunto com a Genesis Global Capital.

A Gopax explicou que seus produtos GOFi “são fornecidos por nosso parceiro de negócios Genesis Global Capital”.

A empresa afirmou que pediu à Genesis para reembolsar todos os criptos ativos dos clientes GOFi “antes” do anúncio da empresa americana na quarta-feira. E a Gopax também alegou que aceleraria os pagamentos ao permanecer “em constante comunicação” com a Genesis e sua operadora, o Digital Currency Group.

A questão é um tanto complicada pelo fato de o DCG possuir uma participação de 14% na Gopax. A exchange sul-coreana foi citada como explicando:

A DCG é o segundo maior acionista da Gopax. É um dos nossos principais parceiros de negócios. Faremos o possível para garantir que os clientes recebam os reembolsos integralmente.

Gopax: atraindo interesse da Binance?

No início desta semana, o meio de comunicação Decenter informou que os funcionários da Binance haviam “recentemente” conversado com um funcionário de alto escalão da Gopax. A agência alegou que a Gopax havia “emergido como um forte alvo de aquisição” para a gigante das exchanges de criptomoedas.

A Binance é uma exchange extremamente popular entre os traders de criptomoedas sul-coreanos. Mas entrar no mercado de câmbio cripto “oficial” sul-coreano provou ser problemático para jogadores internacionais. Até agora, apenas cinco exchanges, todas startups sul-coreanas, obtiveram licenças de negociação de cripto para fiduciário.

Embora a Binance tenha fechado recentemente um acordo de parceria com a cidade de Busan para ajudá-la a construir a chamada Digital Assets Exchange, muitos acreditam que a exchange cripto espera se tornar o primeiro player internacional a entrar no mercado cripto-KRW sul-coreano.

A startup sul-coreana Streami possui cerca de 41% das ações da Gopax. O restante é propriedade da já mencionada DGC e dos dois cofundadores da plataforma de negociação.

O CEO da Streami, Lee Jun-haeng, foi citado como afirmando que era “verdade” que a empresa “se reuniu com a Binance algumas vezes”, mas enfatizou que “nada foi oficialmente decidido”.

Um funcionário da Binance, no entanto, afirmou que a exchange “não comentaria sobre especulações ou rumores”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future