Governo do Canadá confiscou 6 dos 21 BTC doados a caminhoneiros manifestantes

freedom02 interna
Autoridades não conseguiram apreender grandes valores da “Freedom Convoy”. Imagem: Reprodução

Protesto é um dos maiores eventos deste ano; primeiro-ministro canadense solicitou instauração de lei autoritária para reprimir os membros do comboio.

Apreensão

De acordo com investigação promovida pela Canadian Broadcasting Corporation, os protestantes da Freedom Convoy conseguiram levantar 20.7 BTC em doações. Mas o governo do Canadá conseguiu apreender 5.9 BTC durante suas operações policiais contra os protestantes.

O movimento tem como objetivo protestar contra as decisões estatais a respeito do passaporte vacinal, entre outras pautas relacionadas às liberdades individuais.

Operação

Polícias de diversas regiões uniram-se para realizar estudos e apreensões relacionados aos protestos: Ottawa Police Service (OPS), Ontario Provincial Police (OPP) e a RCMP foram convocadas para trabalhar em conjunto contra a Freedom Convoy.

Entretanto, as autoridades ficaram frustradas com seu desempenho:

“A maior parte dos US$ 1 milhão em doações cripto conhecidas para a “Freedom Convoy” parece ter escapado do confisco das autoridades um mês após o governo ter invocado o Emergency Act para congelar os ativos do comboio.”

Canadá autoritário

Para tentar parar com as manifestações, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, solicitou a instauração do Emergency Act. Trata-se de uma lei pensada em períodos de guerra e garante poderes absolutos ao governo para executar o que bem entender.

A medida foi considerada excessivamente autoritária e desproporcional e, felizmente, não foi acatada pelos oficiais do governo.

Forte apoio

Nenhuma iniciativa do governo conseguiu frear o apoio recebido pela Freedom Convoy. Em um vídeo publicado no YouTube, um caminhoneiro recebeu US$ 8 mil em Bitcoin enquanto participava da manifestação.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.