Governo chinês quer estimular adoção de blockchain
Localidades e universidades do país começam a impulsionar a adoção em massa da tecnologia
O presidente da China, Xi Jinping, disse recentemente ao Politburo que o país deve “aproveitar o momento” e pressionar pela adoção da blockchain. A notícia causou intensa agitação em todo o país.
A blockchain está ganhando manchetes na China após as fortes palavras do presidente Xi Jinping. Recentemente, ele disse às autoridades chinesas de mais alta patente que o país deve aproveitar essa tecnologia e ser o primeiro a implementá-la. O discurso confirmou, basicamente, a estratégia de domínio tecnológico de Jinping – ele deseja superar seus rivais com a adoção da tecnologia blockchain.
Blockchain mania na China
O discurso causou burburinho na mídia da China, com todos os principais jornais falando da promessa da tecnologia blockchain. No Diário do Povo, o termo “blockchain” chegou à primeira página. Após a notícia, a Xunlei Ltd, empresa chinesa que investe em computação em nuvem e blockchain, aumentou 107% em apenas 24 horas. Claramente, o anúncio de Xi Jinping fez explodir o interesse dentro do país.
Essa blockchain mania vem tendo impacto significativo na educação. De acordo com a expert em mercados asiáticos Dovey Wan, as principais universidades da China estão oferecendo cursos de blockchain, aparentemente da noite para o dia. Wan também escreve que as iniciativas locais para educação relacionada a blockchain serão implementadas em grande escala, em breve.
12 hours after the major “Xi Pump”
1. “Blockchain” headlined on People’s Daily print version today
2. Top Universities in China start “Blockchain” course offering overnight
3. Expect to see massive blockchain initiatives from local municipal soonThe ripple effect is strong pic.twitter.com/2E2Be6RHol
— Dovey Wan 🗝 🦖 (@DoveyWan) 26 de outubro de 2019
China ainda se opõe às criptomoedas
Deve-se notar, no entanto, que o presidente Xi Jinping não mencionou Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda em seu discurso. Ele estava apenas elogiando a própria tecnologia, não os muitos projetos que a cercam. Parece que o Estado chinês não está realmente interessado em criptomoedas por si só, pois competiria diretamente com o Renminbi.
Ainda assim, as notícias chegam ao mesmo tempo em que o Bitcoin superou as expectativas e subiu quase US$ 3.000 em apenas um dia. Não está claro se o pump está relacionado aos comentários de Xi Jinping, mas o índice de sentimento está alto no momento e o mercado parece relativamente otimista.
Talvez a China logo perceba que “blockchain sem criptomoedas” não faz sentido. Por enquanto, esta é uma grande vitória para o setor.
* Imagem de MaoNo por Pixabay
Fonte: BeInCrypto


Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.