Governo chinês quer estimular adoção de blockchain

Localidades e universidades do país começam a impulsionar a adoção em massa da tecnologia

O presidente da China, Xi Jinping, disse recentemente ao Politburo que o país deve “aproveitar o momento” e pressionar pela adoção da blockchain. A notícia causou intensa agitação em todo o país.

A blockchain está ganhando manchetes na China após as fortes palavras do presidente Xi Jinping. Recentemente, ele disse às autoridades chinesas de mais alta patente que o país deve aproveitar essa tecnologia e ser o primeiro a implementá-la. O discurso confirmou, basicamente, a estratégia de domínio tecnológico de Jinping – ele deseja superar seus rivais com a adoção da tecnologia blockchain.

Blockchain mania na China

O discurso causou burburinho na mídia da China, com todos os principais jornais falando da promessa da tecnologia blockchain. No Diário do Povo, o termo “blockchain” chegou à primeira página. Após a notícia, a Xunlei Ltd, empresa chinesa que investe em computação em nuvem e blockchain, aumentou 107% em apenas 24 horas. Claramente, o anúncio de Xi Jinping fez explodir o interesse dentro do país.

Essa blockchain mania vem tendo impacto significativo na educação. De acordo com a expert em mercados asiáticos Dovey Wan, as principais universidades da China estão oferecendo cursos de blockchain, aparentemente da noite para o dia. Wan também escreve que as iniciativas locais para educação relacionada a blockchain serão implementadas em grande escala, em breve.

China ainda se opõe às criptomoedas

Deve-se notar, no entanto, que o presidente Xi Jinping não mencionou Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda em seu discurso. Ele estava apenas elogiando a própria tecnologia, não os muitos projetos que a cercam. Parece que o Estado chinês não está realmente interessado em criptomoedas por si só, pois competiria diretamente com o Renminbi.

Ainda assim, as notícias chegam ao mesmo tempo em que o Bitcoin superou as expectativas e subiu quase US$ 3.000 em apenas um dia. Não está claro se o pump está relacionado aos comentários de Xi Jinping, mas o índice de sentimento está alto no momento e o mercado parece relativamente otimista.

Talvez a China logo perceba que “blockchain sem criptomoedas” não faz sentido. Por enquanto, esta é uma grande vitória para o setor.

* Imagem de MaoNo por Pixabay
Fonte: BeInCrypto

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com