Governo da Austrália lança sua primeira criptomoeda lastreada em ouro

Como parte de uma campanha para digitalizar seu inventário de ouro, o governo do estado da Austrália Ocidental acaba de lançar sua primeira criptomoeda

A empresa especializada em metais preciosos InfiniGold anunciou junto ao governo Australiano o lançamento do Perth Mint Gold Token (PMGT), um token digital baseado em certificados GoldPass já emitidos pela casa da moeda da cidade de Perth, na Austrália.

O PMGT será o primeiro token de ouro digital em uma blockchain pública lastreada em ouro com garantias do governo australiano. O projeto tem como principal objetivo complementar o mercado de ouro já existente.

O diretor executivo da casa da moeda de Perth. Richard Hayes, classificou o lançamento como “uma progressão natural para os mercados globais de commodities”.

O PMGT promoverá o ouro como um ativo principal, aumentará sua acessibilidade e oferecer maior liquidez, transparência e auditabilidade aos ativos que apoiam esse tipo de token digital, afirma Richard Hayes

Produção de ouro digital

Em nível nacional, a China é o maior produtor mundial de ouro, com uma produção total de 400 toneladas por ano, mas a Austrália vem logo atrás com uma produção de cerca de 310 toneladas por ano.

A casa da moeda de Perth está entre as maiores exportadoras de ouro, distribuindo cerca de US $ 18 bilhões em barras e moedas de ouro puro, prata e platina para investidores em mais de 100 países.

Fonte: SmallCaps Australia

Foto de William Vianna
Foto de William Vianna O autor:

Engenheiro de Telecomunicações e Data Scientist, atua como Management Consultant na Austrália, onde reside e respira ares de novas tecnologias.