Governo da Rússia quer confiscar Bitcoins

Nova lei vai permitir apreensão de dispositivos com carteiras de ativos digitais que pertençam a suspeitos de crimes

As autoridades russas estão de olho nos criminosos que usam criptomoedas. De acordo com o canal de notícias RBC, o Ministério do Interior da Rússia trabalha para aprovar uma lei que vai permitir confiscar, a partir de 2021, Bitcoins e outros ativos digitais.

Mais especificamente, a nova lei permitiria à polícia apreender computadores, discos rígidos ou dispositivos móveis contendo endereços de carteiras de criptomoedas que pertençam a suspeitos de um crime. A partir daí, as autoridades poderiam pesquisar o conteúdo dos dispositivos e acessar as carteiras e os ativos digitais que viessem a conter.

Caso a lei seja aprovada, as autoridades russas terão permissão para ir atrás de contas em exchanges. Ao descobrir uma carteira ativa, os agentes da lei poderão solicitar o congelamento da conta e pedir que os fundos contidos nela sejam transferidos para uma carteira controlada pelo governo. Além do Ministério do Interior da Rússia, o Ministério Público, o Serviço Federal da Alfândega, o Ministério da Justiça e o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro apoiam a iniciativa.

Ímã para atividades criminosas

O presidente Vladimir Putin tem sido muito claro sobre os possíveis problemas associados a criptomoedas como o Bitcoin. Putin chamou o dinheiro digital de um ímã para atividades criminosas e disse que todas as criptos serão bloqueadas em breve pelo Banco Central da Rússia.

“O uso de criptomoedas acarreta riscos sérios… As criptomoedas são emitidas por um número ilimitado de corpos anônimos. Assim, os compradores de criptomoedas podem estar envolvidos em atividades ilegais”, disse Putin.

De acordo com a Bloomberg, em 2016 a Rússia chegou a considerar implementar leis contra todas as criptomoedas, de maneira ampla. A medida poderia até mesmo levar à prisão dos usuários de Bitcoin, devido à sua capacidade de “financiar crimes e a economia paralela”.

* Imagem de www_slon_pics por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com