Governo dos EUA está interessado em rastrear criptomoedas focadas em privacidade
Departamento de Segurança Nacional publica documento focado em uso de criptomoedas
O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS) quer saber se é possível rastrear transações conduzidas por meio de criptomoedas focadas em privacidade.
Um novo documento de pré-solicitação, publicado pelo Programa de Pesquisa para Inovação de Pequenos Negócios do Departamento de Segurança Nacional, discute o uso de criptomoedas como o Bitcoin em transações. Embora o documento ressalte que existem usos comerciais e governamentais para as criptomoedas, o tópico foca especificamente em encontrar uma forma para conduzir análises forenses sobre moedas focadas em privacidade, bem como se elas foram utilizadas em atividades criminosas.
No documento, o DHS salienta que plataformas como zcash e Monero enfatizam a privacidade e anonimato como principais funcionalidades, tornando difícil determinar onde uma transação se origina ou quanto um valor é enviado.
“Embora estas funcionalidades sejam desejáveis, há similarmente um interesse em rastrear e entender transações e ações na blockchain de forma ilegal,” consta no documento.
Ainda de acordo com o arquivo:
“Esta proposta pede soluções que permitem que investigações contenham análises forenses das transações da blockchain. Essa análise pode ser tratada de diversas formas, e pode considerar casos de uso diferentes para os dados, dependendo se os dados adicionais estiverem disponíveis.”
Embora o documento cite zcash e Monero como dois exemplos de criptomoedas focadas em privacidade, ele também ressalta que novas plataformas podem ser desenvolvidas como funcionalidades semelhantes. Desta forma, qualquer solução proposta deverá ser aplicada de forma mais geral, ou fornecer formas de tratar novas implementações blockchain.
O arquivo ainda ressalta três fases a serem seguidas pela proposta.
O documento ressalta que esta não é uma solicitação ou um requerimento por propostas, significando que a agência não está buscando soluções específicas. Em vez disso, as partes interessadas podem contatar os autores dos tópicos até o dia 18 de dezembro para fornecer comentários ou realizar perguntas técnicas. A solicitação real deve ser publicada no dia 19 de dezembro.
O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos ainda não se posicionou.
Fonte: CoinDesk