Governo da Índia quer banir criptomoedas

india03 interna
Nirmala Sitharaman, ministra de finanças indiana. Imagem: Wikipedia

Reportagem indica que o país precisa de apoio global para que a iniciativa tenha eficácia.

Índia contra a economia livre

Segundo reportagem da Money Control, o Banco de Reserva da Índia (RBI) propôs o banimento definitivo de criptomoedas no país.

Por outro lado, a ministra de finanças Nirmala Sitharaman comentou que, para que o banimento dê certo, o país precisaria de apoio global. Afinal, as criptomoedas, devido à sua natureza descentralizada e distribuída, não poderiam ser tolhidas se não houver uma repressão em escala global.

Histórico complicado

O governo tenta regulamentar as criptomoedas há anos, mas sem sucesso. Até o momento, todas as tentativas mostraram-se pouco claras e muito punitivas ao usuário final.

Autarquias do governo apontavam que o projeto de lei seria apresentado até maio deste ano. Entretanto, nada ainda foi entregue e o mercado continua dentro de uma zona cinzenta.

Empresas especializadas em finanças descentralizadas (DeFi) cobram providências do governo da Índia; tendo em vista que não há clareza legal, arbitrariedades podem ser injustamente movidas contra projetos.

Preocupação

Shaktikanta Das, presidente do RBI, não é simpatizante das criptomoedas e teceu vários comentários a respeito de suas desconfianças.

Recentemente, Das afirmou que as criptomoedas representam um “grave perigo” à estabilidade financeira. Além disso, alegou que os ativos digitais não possuem qualquer valor intrínseco e que apresentam risco à soberania.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.