Governo italiano subsidiará empresas voltadas para criptomoedas

Governo Italiano

Governo Italiano para incentivar o desenvolvimento do país fornecerá subsídio a empresas de Blockchain, IoT e IA

O Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália anunciou que certos projetos de blockchain se qualificarão para solicitar até US$ 46 milhões em subsídios governamentais a partir de setembro, conforme divulgado por Cointelegraph.

Em um anúncio nesta terça-feira (05), o Ministério disse que empresas e empresas de pesquisa públicas ou privadas poderão solicitar financiamento do governo para o desenvolvimento de projetos relacionados à inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e tecnologia blockchain. O fundo terá um orçamento inicial de 45 milhões de euros, cerca de US$ 46 milhões, para despesas e custos de 500 mil a 2 milhões de euros como parte das metas do governo italiano para investimentos em tecnologia, pesquisa e inovação.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Econômico Giancarlo Giorgetti:

Apoiamos os investimentos das empresas em tecnologias de ponta com o objetivo de estimular a modernização dos sistemas produtivos por meio de modelos de gestão cada vez mais interligados, eficientes, seguros e rápidos. O objetivo da competitividade exige que a indústria manufatureira inove constantemente e use o potencial das novas tecnologias.

A diretriz do governo foi viabilizada por um decreto em dezembro de 2021 que estabelece os critérios de utilização do fundo e um posterior em junho de 2022 em que o Ministério estabeleceu os termos e condições para a apresentação de pedidos. De acordo com o decreto, empresas de qualquer tamanho poderão solicitar subsídios, desde que os fundos sejam usados ​​para IoT, IA ou blockchain em setores como indústria e manufatura, turismo, saúde, meio ambiente e aeroespacial.

Membro da União Europeia, a Itália provavelmente seria afetada por regulamentos recentes acordados pelo Parlamento da UE com o objetivo de trazer emissores de criptomoedas e provedores de serviços sob seu controle jurisdicional sob uma única estrutura regulatória. O regulador de valores mobiliários do país, a Comissão Italiana de Empresas e Câmbio, ou CONSOB, alertou anteriormente os moradores sobre os possíveis riscos de investimentos em criptomoedas, enquanto o Organismo Agenti e Mediatori é o grande responsável por conceder aprovação regulatória para provedores de serviços de criptomoedas, em maio, o regulador deu luz verde à exchange de criptomoedas Binance para abrir uma filial na Itália.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_