Governo estuda parceria com Meta em centro de tecnologias e capacitação
Informações sugerem a criação de um centro de desenvolvimento tecnológico para metaversos; a ideia é trazer a esfera pública para perto da iniciativa privada.
Governo x Meta
Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia e Informações, reuniu-se com executivos do Meta no Brasil, responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, para articular uma possível parceria entre a companhia e o governo federal, segundo informações oficiais do governo.
O objetivo é que o ministério crie mecanismos para fomentar o desenvolvimento de tecnologias direcionadas ao metaverso, uma das tendências mais acaloradas do momento.
Por meio da parceria, entes públicos e privados participarão ativamente na criação de startups para promover seu crescimento, bem como na capacitação profissional de indivíduos interessados em ingressar neste mercado.
Pretensão
Segundo Pontes, a intenção é tornar o projeto ainda mais ambicioso:
“Nós definimos dentro das prioridades do ministério, as tecnologias habilitadoras, como a Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial, mas podemos incluir nessa área o metaverso e a computação quântica. Talvez a gente pudesse ter uma parceria para o desenvolvimento de um centro de tecnologias para o metaverso.”
O ministro também pretende criar soluções para áreas mais remotas dentro do país, em especial no Norte e no Nordeste.
Otimismo
Segundo a nota, representantes do Meta mostraram-se “abertos ao diálogo” e comentaram a respeito de iniciativas que já estão sendo executadas no país para fomentar o uso e o conhecimento tecnológico.
Mark Zuckerberg, fundador da empresa (ex-Facebook), pretende criar um conjunto de espaços virtuais para que indivíduos sejam capazes de “interagir, trabalhar e estudar de qualquer lugar”. A implementação do metaverso em todas as camadas poderia ser extremamente benéfica para fortalecer tal empreitada.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.