Governo russo deve apresentar regulamentação de criptomoedas em uma semana
Documentos foram elaborados durante reuniões entre parlamentares; parece que o governo está mais favorável à regulamentação que ao banimento.
Antecipação
De acordo com informações do portal Bitcoin.com, o governo russo pretende lançar, ao longo da próxima semana, um parecer mais objetivo a respeito de uma possível regulamentação de ativos digitais dentro do país.
Cenários alternativos para a regulamentação das criptomoedas devem assumir forma a partir do dia 11 de fevereiro (sexta-feira).
Um relatório publicado pelo Bloomberg sugere que os russos têm cerca de 16 trilhões de rublos (US$ 214 bilhões) em criptomoedas. Por conta disso, uma proibição teria um efeito adverso à economia estatal, que estaria mais inclinada a cobrar impostos pelas movimentações.
Divergências
Espera-se que o parlamento russo chegue a um consenso com relação ao destino das criptomoedas no país: enquanto um lado prefere uma regulamentação, o outro gostaria de vê-las banidas.
O banco central da Rússia propôs o banimento de todas as atividades financeiras atreladas à economia descentralizada, como exchanges, mineração e outros serviços.
Por outro lado, o Ministério de Finanças deseja uma regulamentação bastante restrita – sem a necessidade de reconhecer o Bitcoin como um meio de pagamento oficial. Todos os oficiais do governo concordariam com este último ponto.
Transações por meio de criptomoedas privadas, ou seja, que não podem ser rastreadas e taxas pelo governo, deveriam ser banidas, segundo o banco central. O ministério, entretanto, acredita que é preciso separar transações “brancas” de transações “negras”.
Tendo em vista que, muito em breve, o governo da Rússia lançará o esboço de seu plano regulatório, há a possibilidade de que ele seja finalizado e implementado ao longo dos próximos meses. O clima de tensão entre Rússia e Ucrânia pode fazer com que o governo agilize os processos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.