Governo sul coreano planeja criar sua própria “BitLicense” para exchanges

O governo sul coreano está considerando aplicar um sistema de aprovação de exchanges semelhante ao sistema de regulamentações de Nova York, representando uma mudança em relação à regulamentação de exchanges que vai de “encerrar suas atividades” para “gerenciá-las de forma segura”.

Uma decisão não deve emergir até após as eleições locais, que ocorrerão em junho. Um oficial de uma força-tarefa criada para lidar com moedas virtuais indicou que o governo está considerando o sistema do estado de Nova York, que concede permissões seletivas a exchanges.

Leia mais: Dubai emite licença para exchange

Nova York oferece um modelo

O estado de Nova York requer que as exchanges tenham uma “BitLicense” para trocar moedas virtuais. São 15 regras detalhadas, incluindo possuir uma certa quantidade de capital e fornecer relatórios financeiros a cada trimestre.

Ao aceitar o modelo de Nova York, o país será capaz de trazer às criptomoedas um sistema institucional e supervisar o mercado, declarou o governo sul coreano.

Muitos dos que observavam esperavam que o governo seguisse uma política linha dura, que incluiria fechar exchanges, após o Ministro da Justiça sul coreano ter anunciado tal plano no mês passado. A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) também afirmou que moedas virtuais deveriam ser restringidas.

Leia mais: Ripple firma parceria com a Autoridade Monetária da Arábia Saudita

Uma nova direção

O governo mudou sua postura após a diminuição de especulações com criptomoedas. Os valores das moedas digitais excederam 20 milhões de wons (cerca de $18332) no início do último mês mas, desde então, caíram para 9 milhões de wons (cerca de $8249). O governo não acredita ser necessário regulamentar o mercado, a menos que ele se torne “quente” demais.

Um banimento de moedas digitais comprometeria o desenvolvimento da indústria promissora do blockchain. Os líderes desta indústria alegam que moedas virtuais e blockchain como indústria estão estreitamente relacionados.

Kim Do-yeon, Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Estratégias e Finanças, disse não ser necessário eliminar ou suprimir moedas digitais.

Leia mais: Chefe de Kraken exorta investidores cripto a cuidarem de si próprios

O mercado aguarda uma ação

O índice de aprovação do governo é tido como um fator significativo para impactar o mercado. Quando o governo anunciou planos de fechar exchanges no último mês, este índice decaiu.

Os que observam atentamente notam não ser tarde demais para estabelecer medidas regulatórias, tendo em vista que o FMI e o G20 discutirão sobre o assunto ainda este ano.

O governo sul coreano realizará um encontro este mês para responder a uma petição nacional, segundo um oficial do governo, que ressaltou a preferência em aplicar taxas sobre moedas virtuais do que adicionar mais regulamentações, caso a volatilidade do mercado permaneça no nível atual. O mesmo oficial salientou que o governo agirá novamente após o encontro.

Fonte: CCN.com

Edição: Webitcoin