Grande banco canadense pretende tornar condições de crédito transparentes através de blockchain

O Royal Bank of Canada (RBC), tido como o maior banco do país, registrou uma patente para uma plataforma de crédito utilizando blockchain, conforme descrito em uma aplicação de patente do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos publicada em 15 de março.

Leia mais: Peter Thiel: Bitcoin será o equivalente online do ouro

A patente descreve uma plataforma de crédito baseada em blockchain, onde os registros de crédito são feitos através de blocos vinculados a dados de identificação. Os arquivos de crédito armazenam históricos e informações sobre os últimos empréstimos feitos para computar a qualificação de crédito de uma pessoa.

Ainda segundo a patente, a maneira tradicional para calcular o limite de crédito de uma pessoa não é transparente. Os clientes nem sempre são informados quando certos dados afetam seu crédito, tampouco possuem as ferramentas necessárias para controlá-lo.

Com a tecnologia de livros contábeis distribuídos, conforme exposto na patente, clientes seriam notificados quando uma checagem de crédito feita por uma empresa ocorresse, ou quando a pontuação de crédito fosse alterada. Por exemplo, caso uma pessoa esquecesse de pagar uma conta e ela afetasse negativamente seu crédito, um alerta de crédito seria enviado.

Leia mais: CFO da Visa “perde a linha” com Bitcoin

Resultado de imagem para royal bank of canada

Com a plataforma proposta, uma visualização útil de todos os dados envolvidos em um determinado sistema de crédito estariam disponíveis, o que daria a uma pessoa necessitada de um empréstimo o conhecimento sobre seu crédito.

A patente também ressalta que a plataforma seria capaz de receber dados de créditos de mais fontes, além das tradicionais fontes de crédito.

Esta não é a primeira incursão do RBC na esfera das criptos. Em setembro do ano passado, o banco anunciou que utilizaria a Hyperledger para ocultar os assentamentos entre bancos estadunidenses e canadenses. O CEO do RBC também “louvou” o blockchain no ano passado, salientando que esta tecnologia tem a chance de transformar todo o mercado de capitais, os negócios relacionados a trocas e a liquidez de securities.

Leia mais: O emprego dos sonhos: Especialista em Memes de criptomoedas

Fonte: The Cointelegraph

Edição: WeBitcoin