Grande banco chinês planeja utilizar blockchain para executar transações mais rápidas de ativos

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), um dos “Grande Quatro” bancos comerciais estatais do país e um dos maiores do mundo por número de ativos, está buscando patentear um sistema baseado em blockchain para transacionar ativos financeiros.

Leia mais: Augur se prepara para o lançamento de sua mainnet

Conforme um requerimento de patente realizado em janeiro e revelado na última sexta-feira, o sistema prevê uma plataforma onde as instituições participantes podem funcionar como nós, formando uma rede distribuída.

Quando um usuário de uma instituição inicia um pedido de transação, ele ativa um smart contract, fazendo com que cada nó valide a transação baseando-se na informação fornecida, incluindo o saldo da conta do emitente, nome e quantia transferida. Uma transação será considerada finalizada quando a rede receber validações suficientes dos nós, a fim de formar um consenso acima de um nível pré-determinado.

O objetivo do conceito, baseado no documento, é eliminar intermediários do sistema existente e melhorar a liquidez dos ativos financeiros.

Leia mais: Na China, hackers invadiram 1 milhão de computadores para minerar US$2 milhões em criptomoedas

ICBC 1

O ICBC afirmou no requerimento que a exploração foi impulsionada em virtude do sistema existente ser lento e custoso ao realizar transações entre bancos ou entre países, agindo desta forma para pagamentos ordinários e para instrumentos financeiros, como metais preciosos e produtos futuros.

O documento declara:

“A cadeia tradicional de transação que é construída ao redor de um sistema centralizado de credibilidade possui problemas como alto custo, baixa eficiência e falta de flexibilidade. Isso impede que o processo de emissão para o mercado atenda à demanda que cresce rapidamente por produtos financeiros inovadores.”

O requerimento é a mais recente aplicação do banco relacionada à tecnologia blockchain, segundo o Escritório de Propriedade Intelectual da China. O banco também está buscando patentear um sistema baseado em blockchain capaz de verificar as informações do usuário em uma rede distribuída.

De acordo com uma notícia do South China Morning Post, o ICBC superou o Wells Fargo, tornando-se o maior banco do mundo em quantidade de ativos em janeiro de 2017. A instituição possuía US$3,6 trilhões em ativos no fim de 2017, conforme indica seu relatório financeiro mais recente.

Leia mais: Banco da Coreia afirma que cripto investimentos representam um risco “insignificante” ao mercado financeiro local

Fonte: CoinDesk