Grandes bancos russos estão interessados em trabalhar com criptomoedas

Reunião de lobistas tratou de temas relacionados a criptomoedas

Diversos grandes bancos russos expressaram interesse em trabalhar com a indústria das criptomoedas e do blockchain, durante um encontro privado realizado na Bolsa de Valores de Moscou, disseram fontes ao site de notícias RBC.

Leia mais: US$540 milhões em criptomoedas foram roubados no Japão durante o primeiro semestre de 2018

Conforme uma fonte não identificada familiar ao assunto disse ao RBC, a demanda por criptomoedas na Rússia é alta, mas os bancos não estão aptos a atendê-la devido à falta de regras claramente definidas.

Por conta disso, os representantes dos bancos russos presentes durante o encontro falaram com reguladores do Japão, Luxemburgo e Singapura, visando adaptar suas experiências às realidades locais. Além disso, o grupo foi formado com o objetivo de se aproximar do governo russo com sugestões sobre como regular as criptos no país.

De acordo com as informações obtidas pelo correspondente do RBC, um executivo de um grande banco russo não identificado propôs a criação de uma lei alternativa para ativos digitais, sendo esta drasticamente diferente daquela proposta pelo governo.

Segundo relatado pelo RBC, a mesa redonda privada foi organizada por um grupo que inclui o maior banco da Rússia, o Sberbank, além do Alfa-Bank, VTB e outros.

Webitcoin: Grandes bancos russos estão interessados em trabalhar com criptomoedas

Regulamentação das criptomoedas

O grupo também discutiu sobre os problemas regulatórios com especialistas do mundo todo, como oficiais da exchange japonesa Bitflyer, da plataforma blockchain NEM e da Litecoin. O ex-ministro das finanças de Luxemburgo, Luc Frieden, também participou do encontro, explicando como seu país conseguiu criar uma estrutura legal para criptomoedas, tornando-se um dos maiores hubs financeiros do mundo.

Leia mais: Ripple avança 36% em 48 horas, enquanto mercado acrescenta US$2 bilhões em capitalização

Esse não foi o primeiro encontro de um grupo de lobistas realizado na Bolsa de Valores de Moscou. O primeiro, também dedicado à regulamentação de ativos digitais, ocorreu em junho.

Um projeto de lei sobre ativos digitais, proposto pelo Ministério das Finanças russo, foi aprovado pelo primeiro dos três filtros da Duma Federal. Entretanto, um grupo de gestores do alto escalão russo considerou o projeto inacabado e fragmentado.

Fonte: The Cointelegraph