Grandes transferências de Bitcoin não implicam, necessariamente, manipulação de mercado

Baleias são, por vezes, o terror no imaginário da comunidade cripto

A indústria de Bitcoin e criptomoedas vem com seu próprio conjunto de inconvenientes e um dos principais é a manipulação por parte das baleias. As grandes entidades que movimentam ativos no setor têm sido um assunto comum nos últimos anos e o preço foi impactado repetidamente devido os grandes pedidos de transações.

Um exemplo recente foi citado no recente intotheblock’s, presente em post do site medium. Em maio de 2020, 50 Bitcoins datados de 2009 facilitaram o movimento no ecossistema depois que um bot do Twitter alegou que a transação poderia ter vindo de uma carteira vinculada a Satoshi Nakamoto.

Isso desencadeou uma série de teorias no setor, mas o post sugeria que as principais carteiras que fazem tais movimentos não significam necessariamente manipulação.

Apenas manipulação no Bitcoin

De acordo com o medium blog, a maioria das baleias do setor se torna grande detentora de moedas/tokens devido a alguns fatores. Essas baleias criaram uma organização vinculada ao ativo digital ou foram adotantes extremamente precoces que entraram no espaço cripto. Portanto, geralmente têm uma vantagem adicional sobre o investidor médio.

Sempre que uma grande entidade como a Gayscale mergulha imensamente no setor (a Grayscale adquiriu um total de 18.910 BTCs de 11 a 29 de maio), isso provavelmente indica que há um sinal de confiança, pois os investidores continuam aumentando sua posição original no ecossistema. O relatório acrescentou:

“Embora 18.910 BTC possa parecer um grande número, o Bitcoin ainda é altamente descentralizado. Quando o ativo é altamente descentralizado, é menos vulnerável à ação das baleias.”

Mesmo que toda transação grande possa não indicar manipulação, ela geralmente deixa sua marca no setor. Anteriormente, foi relatado que transferências maiores são percebidas com uma sensação de incerteza, que pode produzir efeitos negativos, mas nem sempre é direta. O efeito também pode depender do tipo de transferência, como depósitos e saques em cold wallets, depósitos e saques em hot wallets ou transferências fora de exchanges.

Embora grandes transações sejam vistas na maioria das vezes pelas lentes da “manipulação”, nem sempre é o caso e o valor geral da transferência cria uma divergência não intencional de preços.

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.