Grayscale lança anúncio de TV sem nenhuma menção ao Bitcoin

A Grayscale Investments lançou um anúncio de moeda digital que passa a maior parte do tempo falando sobre fiat sem uma menção sequer ao Bitcoin

O gerente de ativos digitais Grayscale Investments lançou um novo anúncio na televisão nacional dos Estados Unidos que promove seus vários “crypto trusts” – mas nunca menciona explicitamente Bitcoin ou outras moedas.

A julgar pelas reações dos usuários no Twitter, o anúncio errou totalmente o seu alvo. Além de problemas técnicos óbvios, como equilíbrio de áudio deficiente, que faz com que a música rock de fundo ofusque o narrador, muitos comentaristas apontaram a imprecisão geral da mensagem do anúncio. Ou melhor, a completa ausência de uma.

Durante mais de dois terços do clipe de 30 segundos, o narrador reconta brevemente a história do dinheiro como meio de troca. Ele menciona a troca, moedas de metal e “impressão de quantias ilimitadas de dinheiro” que ocorre hoje, concluindo de repente “é por isso que é hora de moeda digital.” E isso é o mais próximo que o clipe chega de dizer o que promove.

A Grayscale Investments lançou um anúncio de moeda digital que passa a maior parte do tempo falando sobre fiat sem uma menção sequer ao Bitcoin

A Grayscale mostrou rapidamente algumas de suas “digital trusts” em uma imagem no final do anúncio. Imagem: Twitter

 

Os nomes de Bitcoin, Ethereum, Ripple, XRP e algumas outras criptomoedas foram exibidos apenas brevemente por alguns segundos no final do anúncio – tudo em relação aos “digital trusts” (fundos digitais) correspondentes da Grayscale.

Depois de assistir ao anúncio, muitos usuários também notaram que ele não diz nada para uma pessoa que ainda não sabe o que são criptomoedas e como funcionam. O clipe também não declarou explicitamente como “imprimir quantias ilimitadas de dinheiro” se correlaciona com a adoção e o potencial do Bitcoin e outras criptomoedas.

Além disso, ideia de que imprimir dinheiro “é de alguma forma sempre e automaticamente ruim” é controversa, argumentou Paul Brody, líder global de inovação em tecnologia de blockchain na Ernst & Young.

Brody acrescentou que embora tenha perdido muita fé nas instituições governamentais, o Federal Reserve dos EUA e o Banco Central Europeu “provaram ser notavelmente bem administrados, transparentes e resilientes”. Ele também observou que tanto o papel quanto o dinheiro digital são necessários no mundo de hoje, assim como “um pouco de inflação”.

“Vamos levar as criptomoedas para as massas”, escreveu Barry Silbert, fundador e CEO da empresa-mãe da Grayscale, Digital Currency Group, ao anunciar o clipe na última sexta-feira.

Entretanto, de acordo com a maioria dos comentaristas, o anúncio recente da Grayscale provavelmente não levará.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.