Guia para iniciantes: como começar a investir em NFTs

Se você usa a internet provavelmente já ouvir falar em NFTs e se caso tenha despertado interesse, segue nosso guia prático para iniciar nesse mercado

Guia para iniciantes: como começar a investir em NFTs

O mercado de NFT está crescendo rapidamente e pode ter um impacto profundo na arte. Isso também significa que investir neles pode ter grandes retornos. NFTs que são vendidos por centenas de dólares no lançamento podem chegar a centenas de milhares, até milhões.

NFT é a sigla em inglês para non-fungible token, basicamente, o NFT é um ativo digital que representa um item do mundo real, especificamente do nicho cultural, como músicas, vídeos, artes e acessórios de jogos, mas pode ter um grande impacto em outras áreas como por exemplo na política.

Por onde começar?

Para começar a negociar NFTs, tudo o que você precisa é de uma carteira de criptomoedas e uma conta em uma das plataformas de marketplace NFT.

A maior que existe é a OpenSea. Ela suporta as blockchains Ethereum, Polygon e Klatyn. Para Solana NFTs, há Solanart para negociação e SolSea para cunhagem. Os NFTs estão vinculados a uma das redes blockchain de “contrato inteligente”. A maioria dos NFTs está no Ethereum, a maior e mais antiga blockchain de contrato inteligente.

No entanto, o Ethereum tem “taxas de gás” particularmente altas. Estas podem custar em média cerca de US $ 500 para “cunhar” um único NFT. Por outro lado, as taxas de gás na Polygon e Solana são baixíssimas.

Negociar NFTs é tão simples quanto conectar sua carteira, escolher um NFT e fazer um lance. Por outro lado, obter um bom retorno sobre o investimento é outra coisa completamente diferente. Investir em NFTs não é tão trivial quanto comprar um e trocá-lo por mais dinheiro. Especificamente, para cada projeto NFT bem-sucedido, existem centenas que falham no lançamento.

Escolhendo o estilo

Antes de mais nada, você precisa primeiro escolher a estratégia certa para eles. Isso se enquadra amplamente em duas categorias. A primeira está focada na detenção de longo prazo e a segunda na venda de curto prazo.

Longo prazo

Essa estratégia é mais adequada para aqueles que têm paciência para comprar e manter por um período mais longo. Isso tem suas próprias vantagens. Por um lado, o tempo elimina os bons projetos dos mais vendidos e exagerados. Para aproveitar isso, compre o que você realmente gosta.

Se você gosta de uma obra de arte digital, é provável que haja outras pessoas que também gostem. Isso torna mais provável que as pessoas paguem mais por isso no futuro. Além disso, o tempo também tende a eliminar os copiadores. Bored Ape provavelmente permanecerão populares por muito tempo. Baby Apes ou Desperate Apewives? Provavelmente não.

Embora os projetos copiadores possam valorizar por um tempo, eles realmente não resistem ao teste do longo prazo. Por exemplo, nenhuma coleção que copiou o Bored Ape está entre as 100 mais negociadas no OpenSea.

Isso significa que você precisará fazer muita pesquisa sobre o projeto em si. Em primeiro lugar, pesquise o artista ou a equipe. Eles estão promovendo ativamente a coleção? Eles já criaram NFTs antes? Eles são mais propensos a pegar o dinheiro e desaparecer ou a ficar e apoiar o projeto?

Veja as vantagens exclusivas da coleção. Muitos NFTs dão acesso a um clube privado. Como se eles tivessem uma comunidade ativa da qual as pessoas querem fazer parte. Outros podem ser usados ​​em jogos. Pergunte se os jogos são bons. Se os NFTs puderem oferecer algo valioso a seus detentores, é provável que também sejam valiosos.

Curto prazo

A estratégia de curto prazo é para os impacientes, que querem ganhar dinheiro agora. Em vez de pensar em qual projeto é o melhor, você deve pensar em qual projeto gerará mais hype.

Comece seguindo outros investidores NFT nas mídias sociais e veja o que eles estão comprando. No entanto, certifique-se de não cair em métricas falsas. É muito fácil comprar seguidores falsos nas redes sociais. Procure um envolvimento real.

Os melhores retornos vêm de projetos novos e menores. É improvável que os CryptoPunks dobrem ou tripliquem de valor nos próximos dias. Por outro lado, centenas de projetos menores serão.

Ainda assim, a estratégia de curto prazo também é mais arriscada. Como novos projetos não têm histórico, eles são mais propensos a falhar. Eles também podem ser golpes simples, o famoso scam. Muitos deles incluem arte roubada ou imitação. Os vendedores chegaram a vender arte falsa de Banksy.

Também é importante não vender muito cedo. A realidade do mercado NFT é que a maioria de seus investimentos provavelmente falhará. É por isso que um bom investidor procurará aqueles projetos que podem dar retornos de 10x ou até 100x. Esses são os projetos que podem compensar todas as perdas em outros investimentos.

Curta o processo

Embora estejamos falando sobre investir dinheiro, vale lembrar que curtir o processo e fazer o que se gosta conta muito. Ainda que investir em NFTs é arriscado, mas isso não significa que não possa ser divertido. Se você vai gastar o tempo necessário para pesquisar NFTs, deve torná-lo uma experiência agradável.

É por isso que você deve conhecer sua tolerância ao risco. Para garantir que o investimento não seja mais estressante do que precisa ser, invista apenas o que você pode perder.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8