Guia prático para achar emprego com criptomoedas e blockchain
Já pensou em trabalhar com a tecnologia que está revolucionando o mundo? Confira nesse guia o como iniciar sua nova profissão
As criptomoedas estão passando por um período de desenvolvimento explosivo. Novos projetos surgem quase que diariamente e está rapidamente se tornando comum. Essa consciência se reflete no mercado de trabalho. O LinkedIn ao classificar as habilidades de trabalho mais procuradas, descobriu que blockchain era o quesito número um.
Um relatório do Indeed descobriu que, em cerca de 1 ano, houve um salto de 118% nos empregos de cripto e blockchain. Continua dizendo que o setor não está mais tão focado no desenvolvimento de software. Em vez disso, agora há listagens para várias funções de suporte, como contabilidade, marketing e recursos humanos.
Como encontrar esses empregos
Para facilitar a busca e o entendimento vamos por partes. Primeiro que é desafiador buscar emprego em algo novo, cria-se a visão de que não saber muito sobre um assunto pode ser determinante nas etapas classificatórias para uma vaga de emprego, de fato é realmente crucial que domine o que se está buscando trabalhar.
Embora com esse mercado totalmente inovador seja fácil perceber que poucos dominam o assunto, então segue detalhado onde buscar e aprender sobre tudo que precisa para ingressar nessa mercado em ascensão.
Mercados de trabalho: vamos começar com o método óbvio. Mercados de emprego e quadros onde as empresas podem listar suas vagas disponíveis.
- LinkedIn: como uma rede profissional de cerca de 800 milhões de usuários, o LinkedIn é o primeiro lugar onde muitas empresas listarão suas vagas. Essa familiaridade é o motivo pelo qual eles têm mais de 26.000 empregos em blockchain.
- CryptoJobs: considerado o site número 1 para empregos de blockchain, o CryptoJobs tem quase 3.000 vagas abertas listadas. Eles são confiáveis por muitos grandes nomes e a interface é fácil de usar.
- CryptoJobsList: a lista de trabalhos mostra cerca de 4.000 trabalhos em cripto e blockchain. Também vale a pena conferir a seção “Salários“, os usuários podem enviar anonimamente seus ganhos para ajudar outros freelancers de criptomoedas com expectativas de salário.
- Cryptocurrency Jobs: oferecendo uma coleção com curadoria dos melhores trabalhos de criptoativos, o Cryptocurrency Jobs tem cerca de 1.000 vagas listadas. A interface é fácil de usar e oferece opções úteis de filtragem.
- PompCryptoJobs: tem apenas cerca de 300 empregos listados. No entanto, os trabalhos de alta qualidade, as informações detalhadas da listagem e os filtros de pesquisa avançados garantem uma oportunidade.
- Crypto Careers: com quase 700 empregos e uma lista crescente de clientes de alto perfil, como Facebook e Robinhood, o Crypto Careers é um site que você deve considerar.
- Crypto Jobs Daily: tem uma lista de 3.000 empregos. Há vagas de grandes nomes como Coinbase e Kraken. É um site que todos os iniciantes a freelancers de blockchain devem olhar.
- Blockchain Headhunter: como uma agência de recrutamento de alta qualidade, o Blockchain Headhunter não exibe uma grande quantidade de vagas, eles têm menos de 50. Em vez disso, eles selecionam os candidatos para encontrar o ajuste perfeito para seus clientes. Se você tem um currículo forte, então é uma boa opção.
- Crypto Recruit: eles são “recrutadores especializados para a indústria Blockchain e Cryptocurrency”. Ele vem com uma interface bem organizada e a capacidade de filtrar por local, embora muitos dos trabalhos sejam remotos.
- Indeed: a indústria de blockchain está ganhando aceitação popular. Isso é visto no Indeed, “o local de trabalho nº 1 do mundo”. Sua seção de empregos de criptomoedas tem mais de 9.000 empregos listados. Interessante verificar também em sites de busca menores em regiões mais específicas.
- Veja também: 5 segmentos NFT para você ficar de olho em 2022
Programas de recompensas
Muitos projetos de criptoativos bem-sucedidos têm programas implementados. Eles listarão as tarefas que precisam ser feitas, incentivarão com recompensas e convidarão a comunidade para concluí-las. Essa prática é bem comum nessa parte da indústria, afinal é da comunidade para a comunidade.
O Gitcoin tem uma lista de recompensas, hackathons e concessões para projetos de código aberto. Com quase US $ 40 milhões concedidos, há muitas oportunidades para freelancers de criptomoedas.
O Bounty0x é outro site popular de recompensas, eles concederam mais de US $ 5,3 milhões.
O HackerOne é um enorme site de recompensas com mais de US $ 150 milhões concedidos. Não é específico de criptomoedas, mas é só filtrar. Exemplo de alguns projetos de criptoativos populares que você pode encontrar lá: MakerDAO, Cardano e Crypto.com.
O CoinMarketCap rastreia mais de 14.000 criptomoedas. Alguns deles estarão abertos a trabalhar com freelancers de blockchain, outros desejarão apenas funcionários em tempo integral.
Com todos esses dados e informações, dá para ter uma noção do tamanho do “oceano azul” que temos, ao invés de buscarmos somente nos campos “tradicionais” do mercado, fica a dica de que nesse setor, precisa-se de parceiros, e lembrem-se, está somente começando. Busque seu lugar ao sol.
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.