Guia prático para evitar golpes com NFTs

O desafio em um mercado tão explosivo é que ele atrai golpes que minam a confiança e afetam negativamente os criadores e colecionadores de NFT. Confira um guia para auxiliar nesse mercado.

Há pouco mais de um ano, poucos sabiam da existência dos NFTs. Mas hoje, os NFTs estão em toda parte e na mente de todos, de amigos e familiares a colegas de trabalho, criadores de TikTok, influenciadores do YouTube, em boletins informativos e mídia convencional. Eles são tão predominantes que, NFT, foi eleita a Palavra do Ano para 2021 pelo Dicionário Collins!

Um mercado pequeno e de nicho que era inferior a US $ 70 milhões em vendas totais em 2020, aumentou para US $ 10,7 bilhões no terceiro trimestre, então não é de se admirar que todo mundo queira entrar. Artistas, músicos e criadores em busca de uma nova fonte de receita. E colecionadores, amantes da arte, fãs e investidores que desejam apoiar, coletar e ganhar dinheiro.

Golpe tá aí, cai quem quer

Comprar um NFT é diferente de comprar qualquer outra coisa online. É um processo complexo e tem muitas etapas, cada uma apresentando seus próprios desafios e, portanto, a oportunidade de tirar seu dinheiro suado com um golpe.

Quando você compra algo online, geralmente está comprando de um comerciante confiável, usando um serviço de processamento de pagamentos confiável. O processador de pagamento geralmente coleta informações comerciais do comerciante, incluindo registro comercial e identidades governamentais.

O mais importante é que o processo é reversível, ou seja, você geralmente pode devolver o produto ao comerciante e, caso o comerciante se recuse a fazê-lo e esteja executando algum tipo de golpe, você pode relatar a transação ao processador de pagamento, o emissor do seu cartão de crédito, ou o seu banco, que pode reverter o pagamento.

Mas uma transação NFT é final, você não tem recursos, nem suporte, ninguém para ligar e ninguém para entrar em contato! Você está completamente sozinho, você não pode reclamar nos bastidores, em vez disso, a única coisa que você pode fazer é deixar a comunidade saber publicamente.

Como funcionam os golpes

Os golpistas de NFT contam com uma coleção de coisas que o tornam vulnerável. Essas coisas formam a anatomia de um golpe de NFT, que você precisa saber para se proteger.

FOMO, o medo de perder é uma força poderosa que você não pode considerar garantida. Você não é a mesma pessoa racional lendo essas palavras quando FOMO assume. Você pode estar dizendo a si mesmo “capaz, eu não”, mas pode ser totalmente você. Mesmo os investidores mais experientes percebem o poder dessa forma de pensar e estabelecem regras para se proteger dela.

Os NFTs, por definição, são escassos e em demanda, então você tem alguns segundos para tomar a decisão de entrar em uma nova queda ou lançamento, antes que a oportunidade seja perdida para sempre.

Claro que você pode esperar, mas isso geralmente significa que você pode ter que pagar 10-1000 vezes o preço que você pode obter quando uma nova oportunidade estiver disponível. Simplificando, os NFTs são projetados para capitalizar no FOMO. Portanto, a menos que você tenha regras em vigor e nenhuma brecha, você está vulnerável.

Com o FOMO em pleno andamento, sua guarda está baixa e você está correndo para reunir o capital e conseguir um desses “raros NFTs” que acabaram de surgir, antes que alguém adquira na sua frente. Com essa pressa, você não consegue ver analisar a notificação que recebeu e ver se é da conta oficial.

Embora o texto com hiperlink tenha o nome oficial do projeto, digamos que o site oficial do Bored Ape Yacht Club, se você realmente verificar o link, verá que ele está direcionado para outro endereço da web, por exemplo, boredapyactclub.com – Observe que é “bored ap yact club“, que está faltando o “e” do, Ape, e o “h” do Yacht.

Se a notificação estiver chegando por e-mail, o campo “De” pode ter o nome do fundador do projeto, ou seja, Gordon Goner, e quando você verifica o endereço de e-mail, provavelmente é um endereço do Gmail, [email protected] em vez de [email protected]club.com.

Se você clicar no link, será direcionado a um site de uma página cujo objetivo é fazer com que você pague para obter o NFT antes que outra pessoa o faça. E geralmente é aí que a “casa cai”.

Os golpes NFT são geralmente suportados com o uso de elementos gráficos retirados do site do projeto NFT e imagens compartilhadas online, além de usar uma linguagem semelhante à que a equipe do projeto está usando.

Agora que você clicou no link que diz, Site oficial do projeto, foi parar na página configurada para tirar seu dinheiro de um golpe. Você verá a contagem dos NFTs sendo cunhados aumentando, enquanto a contagem dos NFTs restantes caindo.

Embora este seja o componente menos sofisticado do golpe, agora que você está psicologicamente no FOMO, cheio de entusiasmo a cada passo que dá para obter o cobiçado NFT, os gráficos e ícones familiares te dão uma sensação de confiança e familiaridade enquanto você corre para conectar sua carteira cripto.

Por alguns segundos depois de concluir a transação, você se sente exultante. Você mal pode esperar que seu NFT apareça em sua carteira para que possa exibi-lo com orgulho para o mundo.

Onde está, você se pergunta, por que não está aparecendo ?! Você começa a procurar respostas. Enquanto isso, o efeito do FOMO está passando rapidamente.

Em seguida, a adrenalina acaba, o FOMO vai embora e você pode dizer em alto e bom tom, eu fui enganado!

Um sentimento de afundamento o enche de vazio, conforme você clica sem rumo em busca de uma solução que não existe.

Como evitar golpes de NFT

Dada a maneira como os NFTs funcionam, proteger-se contra golpes e golpistas é sua melhor opção.

Se você realmente não quer perder seus investimentos em NFT e deseja proteger seu dinheiro, eu recomendo fortemente que você aprenda e se eduque sobre o espaço antes de investir. Saiba mais sobre NFTs e a tecnologia que os torna possíveis e aprenda sobre segurança cibernética NFT.

Dito isso, eu criei uma estrutura muito simples que ajudará você a se proteger contra golpes de NFT, independentemente do seu nível de conhecimento de tecnologia ou conhecimento de segurança cibernética.

Controle o seu influxo:

A menos que você seja uma figura pública ou uma pessoa que atende ao público em uma empresa, não há absolutamente nenhuma necessidade de permitir que todos os e-mails cheguem à sua caixa de entrada. Permita que apenas e-mails de endereços selecionados apareçam em sua caixa de entrada, o resto pode ir para spam, que você pode verificar uma vez por semana.

Isso o deixará em um estado de espírito de que você está navegando em spam em seu próprio tempo e, portanto, está mais presente, cético, racional e muito menos propenso a cair na armadilha de um e-mail fraudulento.

Limite sua exposição:

Quanto mais exposição você tiver, mais golpes terá que lidar e aprender a evitar. Isso é particularmente verdadeiro quando você se junta a vários servidores Discord de muitos projetos NFT.

Evite entrar em muitas comunidades Discord ou grupos do Telegram onde você não é ativo. Existem bots que vão inundar você com mensagens sobre o lançamento ou lançamento ocorrendo agora!

Se você faz parte de uma determinada comunidade Discord onde gosta de permanecer ativo, desative a capacidade das pessoas enviarem mensagens diretas para você na seção de privacidade, para evitar que os bots cheguem até você e joguem no seu FOMO.

Verificar e verificar novamente:

Verifique os elementos centrais do projeto. O site, contas de mídia social, contas de mídia social da equipe fundadora e presença online.

Quando você recebe uma mensagem em sua caixa de entrada, no Discord ou pelo Telegram. Não aja de acordo com isso e, o que quer que você faça, NÃO CLIQUE NO LINK! Em vez disso, acesse o Google, pesquise o site oficial do projeto, verifique as mídias sociais da equipe fundadora para verificar se há de fato uma promoção especial, um desconto ou uma venda antes de prosseguir com sua busca no site oficial.

Embora a mensagem possa dizer lançamento secreto, apenas para você, e que você não deve contar a ninguém, é altamente improvável que qualquer projeto NFT faça um lançamento sem colocar as informações em seu site, e espalhar as notícias em todas as mídias sociais.

Para novos projetos, você deve enviar o pagamento para o endereço do contrato inteligente do projeto. Você pode verificar esse endereço usando um explorador de blockchain.

Um explorador de blockchain é um software que extrai vários dados de uma blockchain, organiza-os e apresenta os dados em um formato pesquisável.

NFTs são essencialmente pedaços de código que vivem em uma blockchain. Assim, você pode usar um explorador de blockchain para descobrir todas as informações de que precisa sobre um projeto NFT.

Alguns dos principais exploradores são: Blockchain.info, blockchair.com, Etherscan.io.

Se você não tiver certeza se um determinado projeto é uma farsa ou não, entre em contato com a comunidade e pergunte. A comunidade NFT geralmente é muito útil. Só depois de analisar todo esse processo citado, aí sim, você terá a certeza, de que a sua compra, será concluída com sucesso.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8