Guia prático sobre os 7 tipos de NFTs no mercado

Só recentemente os NFTs se tornaram muito populares, embora já estejam conosco há algum tempo

Guia prático sobre os 7 tipos de NFTs no mercado

Tokens não fungíveis (NFTs) têm sido um dos temas mais comentados e pesquisados em 2021. Os NFTs são ativos digitais que representam diferentes objetos, como itens colecionáveis, arte e vários itens de jogos. Os tokens nãos fungíveis são geralmente negociados online, principalmente com criptomoedas, e são codificados em um contrato inteligente em uma blockchain.

Os NFTs essencialmente transformam várias obras de arte digitais e itens colecionáveis ​​em ativos verificáveis ​​e únicos, que podem ser facilmente negociados na blockchain.

Quando algo não é fungível, significa que é único e não pode ser substituído por outro. Se você tiver um cartão comercial único e trocá-lo por outro, terá algo completamente diferente.

Os itens não fungíveis têm propriedades únicas, o que significa que mesmo que você tire fotos do item, sempre haverá apenas um original. Os tokens não fungíveis criam escassez entre os ativos disponíveis e até vêm com um certificado de autenticidade. Eles podem assumir a forma de tweets, GIFs, cartões comerciais virtuais, skins de games e imóveis virtuais, para citar alguns.

Por outro lado, Bitcoin e outras criptomoedas são fungíveis. Se você trocar um bitcoin por outro, terá exatamente a mesma coisa. Outro exemplo perfeito é quando você tem uma nota de R$ 100, você pode trocar essa nota por duas notas de R$ 50, e o valor será o mesmo.

Como citado anteriormente, os NFTs já fazem parte da nossa realidade há algum tempo, veja alguns exemplos:

Terra Nullius

Foi registrado como o primeiro NFT na rede Ethereum em, 7 de agosto de 2015, os detalhes do contrato inteligente da Terra Nullius ainda estão disponíveis no etherscam.

Etheria

Foi o primeiro NFT na rede Ethereum em, 29 de outubro de 2015, com uma função de transferência, e que permitia aos usuários possuir “blocos” em um mapa. Este NFT tem um fornecimento limitado de 457 peças, pode ser acompanhado por esse link, e pode ser negociado aqui.

Ethereum Name Service

Ethereum Name Service é uma coleção de nomes de domínio seguros e descentralizados. Esses nomes podem ser negociados no OpensSea.

CryptoCats

CryptoCats são gatos de 8 bits colecionáveis criados em, 12 de novembro de 2017. Foi através da sua redescoberta em, março de 2021, que desencadeou o movimento de NFTs que temos hoje.

CryptoKitties

CryptoKitties permite aos usuários coletar e criar gatos digitais. Criado em, 23 de novembro de 2017, o projeto tem um fornecimento limitado de 60.000 peças e foi o primeiro token ERC-721.

Conheça os tipos de NFTs existentes

Embora poucos ainda estejam familiarizados com o processo de mitagem de um NFT, o processo é simples e divertido.

Para facilitar o entendimento sobre NFTs, separei por classes os tipos de NFTs existentes.

Arte

Arte NFts são um dos tipos mais comuns de NFTs modernos. Os amantes da arte digital não são diferentes dos amantes da arte física. Algumas das coisas que os amantes da arte NFT desejam nessas peças são status, estética, o aspecto social e patrocínio.

Música

A indústria da música foi considerada injusta com os artistas, já que a maior parte do dinheiro é tomada por gravadoras, canais de marketing e serviços de streaming. Projetos de música NFT como Arpeggi Labs, Sound e Royal estão surgindo e permitindo que os artistas controlem sua arte.

Os NFTs de música permitem que os artistas criem um colecionável e os ouvintes se juntem a um pequeno público de superfãs.

Acesso

São tickets digitais que tornam o acesso amplamente interoperável. Esses NFTs podem ser usados ​​para fornecer acesso digital a aulas de vídeo, um servidor de discord privado ou eventos físicos.

Objetos de jogos

Bens virtuais são itens comuns no mundo dos jogos, onde os jogadores da Web 2.0 gastam quase US $ 40 bilhões todos os anos. No entanto, esses bens virtuais permanecem como parte da empresa, em vez de a propriedade ser passada para os jogadores. Outra coisa triste é que esses objetos não são interoperáveis. Os NFTs de jogos, como Axie Infinity, permitem que os usuários tenham NFTs com base em suas conquistas enquanto jogam, e são seus.

Resgatáveis

Eles representam um modelo em que um token é resgatado por produtos físicos. Um exemplo perfeito é onde colecionadores de alta tecnologia mantêm suas coleções em um cofre.

Identidade

Casos de dados pessoais comprometidos não é mais novidade na era da web 2. Sistemas como o ENS estão tornando a identidade facilmente interoperável em diferentes plataformas. Os NFTs tornarão mais fácil revelar coisas como credenciais, reputação e registros seletivamente.

Bancos de dados da Web 2.0

O uso de armazenamentos de dados descentralizados e métodos criptográficos permite que, as pessoas estendam os NFTs a quaisquer dados armazenados em um banco de dados Web 2.0 centralizado. Pense em todos os seus gráficos sociais ou mesmo em suas preferências de visualização. Esses NFTs permitem que você mude de um mundo para outro sem problemas.

Packing

Qualquer um pode tokenizar e vender seu trabalho, conforme evidenciado pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, ele criou um NFT do primeiro tweet. Com tanto interesse sendo gerado no cenário NFT, espere perguntas como, os NFTs são uma bolha? Quanto valem os NFTs? Essas são perguntas difíceis de responder, mas enquanto as pessoas continuarem a explorar as possibilidades infinitas, espere que o mundo NFT cresça.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8