Hacker da TempleDAO move fundos roubados para a Tornado Cash
A plataforma de mixagem de criptomoedas está na mira das autoridades norte-americanas
Dê adeus ao dinheiro, TempleDAO
Dados do Etherscan apontam que os fundos roubados da TempleDAO, plataforma financeira descentralizada, foram direcionados à Tornado Cash, plataforma de mixagem de ativos digitais.
O processo de mixagem funciona da seguinte forma: o usuário deposita a quantia desejada em um endereço, que distribui o saldo em várias outras carteiras distintas e aleatórias. No final do processo, todo o valor é inserido em um endereço único e novo. Trata-se de uma ferramenta que garante privacidade nas transações.
Durante o embuste, a TempleDAO perdeu 1.830 Ether (ETH), algo em torno de US$ 2,3 milhões. Uma falha no protocolo de staking da plataforma permitiu que o exploit fosse aproveitado pelos criminosos.
- Veja também: Tornado Cash é desbloqueado na plataforma GitHub
Com isso, rastrear os fundos roubados e lavados fica muito mais difícil – quase impossível.
Sanções contra a Tornado Cash
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos ordenou o bloqueio da plataforma no país, sob a alegação de que criminosos foram capazes de lavar US$ 7 bilhões em ativos digitais por meio do serviço.
Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), disse que o banimento da Tornado Cash abre precedentes perigosos. E parece que ele estava certo: Alexey Pertsev, um dos desenvolvedores da plataforma, foi preso nos Países Baixos. O motivo: ele ajudou a escrever o código do protocolo – e nada mais que isso.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.