Halving do Bitcoin: O que é, quando vai acontecer e como funciona?

Comunidade cripto já está na expectativa pelo Halving do Bitcoin

Antes de falarmos sobre o Halving do Bitcoin, precisamos entender a história. Você sabe quem é Satoshi Nakamoto? É um pseudônimo japonês, e foi criado com o objetivo de ocultar a identidade verdadeira de uma ou mais pessoas. Ele escreveu o protocolo inicial do Bitcoin em 2008.

Conceito

A ideia era que o Bitcoin fosse uma moeda independente e descentralizada. Que não fosse controlada e nem emitida por uma autoridade central.

Aí você pergunta: – Mas como tudo isso funciona? Como assim descentralizada? Quem emite e controla essa moeda? É bem simples, o processo de emissão da moeda chama-se mineração, e é feito pela blockchain, rede própria do Bitcoin, tudo de forma 100% automatizada.

Blockchain

Imagine todos os dados e transações de Bitcoin em uma planilha, desde que a moeda foi criada. Essa planilha recebe informações, e cada informação é um bloco, por isso o nome blockchain (cadeia de blocos).

Mineração

Minerar é adicionar os blocos de informação na planilha que mencionamos. É o sistema mais seguro já criado no mercado financeiro como um todo, com um poder computacional real e que funciona.

Na prática!

Para que a mineração aconteça, é necessário equipamentos específicos que resolvam cálculos, leiam algoritmos e coloquem os blocos na rede blockchain, tudo isso em questão de segundos. Esses equipamentos são chamados de mineradores, e recebem recompensa em bitcoin pelo trabalho realizado.

Halving do Bitcoin

Agora sim, vamos falar do Halving do Bitcoin.

Satoshi Nakamoto criou o Bitcoin, e também colocou um limite para emissão da moeda, apenas 21 milhões de unidades de Bitcoin seriam minerados. E a cada 210 mil blocos emitidos, a quantidade de Bitcoins cairia pela metade. A recompensa dos mineradores ficaria ainda menor a cada evento desse.

É esta redução que chamamos de Halving!

Na história do Bitcoin aconteceram apenas 2 Halvings, o primeiro em 2012 e o segundo em 2016. O próximo está programado para maio de 2020.

O que vai acontecer com o Bitcoin?

A tendência é valorizar a moeda. Com base nos dados dos Halvings anteriores, podemos esperar uma valorização maior ainda em 2020.

Hoje o Bitcoin está no valor de $7.687,65 dólares ou R$43.329,95.

 

Conheça a 488EX. Plataforma auditada e com sistema antifraude!

www.488ex.com

Conteúdo patrocinado

 

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.