Halving do Bitcoin: Quanto tempo falta para o próximo?

bitcoin halving
Halving do Bitcoin é sempre aguardado pelos holders de longo prazo. Imagem: Shutterstock.

Evento de halving do Bitcoin pode ser a luz no fim do túnel que muitos investidores estão aguardando.

Muito diferente de 2021, que trouxe uma onda de otimismo acompanhada de nova ATH, o ano de 2022 está sendo cercado de ceticismo e preocupação pela maior parte da comunidade cripto. Após atingir a importante marca de US$ 69.000 em novembro passado, o Bitcoin caiu violentamente para uma mínima de US$ 26.000 no último mês de maio, uma queda que ultrapassa os 60% de desvalorização.

Entretanto, é importante notarmos que esse movimento está longe de ser raro. Pelo contrário, já o vimos acontecer diversas vezes antes. Por conta da ansiedade e do medo gerados pelos movimentos de baixa, tornou-se bastante comum vermos pessoas nas redes sociais questionando sobre quando o Bitcoin voltará a subir.

Assim como as quedas, os movimentos bruscos de alta do Bitcoin são recorrentes e muito aguardados pela comunidade. Embora seja impossível garantir qualquer preço em qualquer data futura, historicamente falando, é possível prever esses movimentos de alta no longo prazo através do evento conhecido como “halving” do Bitcoin.

tccjUGm0
O preço do Bitcoin subiu agressivamente após cada evento de halving. Imagem: Bitcoin Magazine.

Um resumo do evento

Antes de falar sobre exatamente quanto tempo falta para o próximo halving, façamos aqui uma rápida explicação sobre o evento.

Como os mais antigos na comunidade cripto já sabem, o Bitcoin é uma criptomoeda com suprimento limitado, o que significa que, diferente de outros ativos, sua geração de moedas não é infinita. Apenas 21 milhões de BTCs podem ser minerados, e isso foi definido por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin.

A ideia principal está focada em uma geração estável de moedas e controle inflacionário do ativo. Ou seja, aproximadamente a cada 4 anos ocorre o evento de halving, que diminui pela metade a recompensa dos mineradores. Falando de maneira simplista, menos moedas sendo emitidas significam um maior preço para o BTC. Atualmente são mineradas 6,25 moedas por bloco, e cada bloco é emitido a cada 10 minutos.

como o halving funciona
Imagem: Mercado Bitcoin.

Quanto tempo falta para o próximo halving e o que esperar

Se você chegou até aqui é porque quer saber quanto tempo falta para o próximo halving do Bitcoin. De maneira bem objetiva, contando a partir da data de publicação desse texto (08/06/2022), faltam cerca de 694 dias para o próximo evento, ou seja, menos de 2 anos. Se você está lendo esse texto no futuro, clique nesse link da Binance Academy para ter uma previsão atualizada do evento.

Com quase 2 anos restantes para o halving, pode ser uma má ideia criar posições no BTC pensando tão distante. Todos os últimos eventos foram seguidos de fortes movimentos de alta e nada impede que o próxima siga o mesmo padrão (vide primeira imagem), mas é absolutamente impossível afirmar com certeza que o Bitcoin irá decolar novamente após 2024. É claro, os maximalistas do Bitcoin não escolhem momento para comprar BTC, já que qualquer hora é uma boa hora. Nesse caso, fica a critério do investidor identificar o risco que está disposto a correr tendo em vista o ganho esperado.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.