Hard fork do Ethereum deve ocorrer dentro de 2 a 6 semanas

Nova data para o hard fork Constantinople, da rede Ethereum, pode ter sido revelada

No início desta semana, a Ethereum Foundation anunciou para sua comunidade o postergamento do hard fork Constantinople, por conta da descoberta de um problema de segurança envolvendo smart contracts após o hard fork. Esse anúncio foi feito horas antes do upgrade da rede, resultando nas equipes da Parity e Geth publicando um upgrade de emergência para evitar reversões.

A fundação declarou que todos os operadores de nós, mineradores e exchanges devem realizar o upgrade para a nova versão, ou o downgrade para a versão anterior. O anúncio foi inesperado, tendo em vista que o teste na testnet Rinkeby foi bem sucedido, diferente daquele realizado na testnet Ropsten, que resultou em um fork triplo.

Desta vez, a vulnerabilidade foi detectada pela ChainSecurity, tendo a equipe revelado que os smart contracts são vulneráveis apenas após o hard fork, e não antes. O upgrade da rede permitiria um ataque de “reentrância”, que atualmente não é possível por conta do alto limite de gas. Entretanto, isso seria possível após o upgrade, pois a EIP 1283 propõe a redução do gas requerido para operações SStore.

Webitcoin: Hard fork do Ethereum deve ocorrer dentro de 2 a 6 semanas

O atraso no fork também resultou em alguns dos membros da comunidade apreciando a rápida medida tomada pelos membros da comunidade, a fim de evitar o fork, enquanto outros ficaram infelizes com o fato da equipe identificar a vulnerabilidade apenas horas antes do upgrade.

Se não fosse pelo ataque de reentrância, o upgrade teria ocorrido hoje, no bloco 7080000. Atualmente, os detalhes sobre a próxima data prevista para o hard fork e o bloco serão decididos durante a próxima reunião de desenvolvedores do Ethereum, que ocorrerá no fim desta semana.

Há especulações relacionadas ao hard fork circundando o mercado. Alguns da comunidade acreditam que o hard fork ocorrerá no dia 21 deste mês. Entretanto, um dos desenvolvedores do Ethereum, Afro Schoedon, declarou que o próximo hard fork demorará mais.

Ele afirmou no Twitter:

“Não acontecerá na segunda-feira. Eu não sei quem inventou isso. Vai acontecer provavelmente dentro de 2 a 6 semanas.”

Fonte: AMBCrypto