Hard fork Istanbul do Ethereum causa polêmica
O hard fork Istanbul do Ethereum vem despertando debates desde seu anúncio em 2018
No ano seguinte à publicação sobre o lançamento do hard fork Istanbul, vários campos diferentes se formaram em torno da atualização, com alguns acreditando que Istambul é o primeiro passo para um Ethereum verdadeiramente escalável, enquanto outros previram que ele quebraria alguns contratos inteligentes – e argumentaram que isso é inaceitável.
Istambul é uma atualização um pouco controversa
A atualização da rede, que entrou em operação no bloco 9.069.000, fez várias alterações na forma como o Ethereum funciona. Os exemplos incluem vários ajustes de custo de opcodes, permitindo a interoperabilidade Ethereum e Zcash, aprimorando o desempenho geral e preparando parcialmente a rede para a posterior mudança de consenso para Proof-of-Stake (PoS).
Para se beneficiar dessas mudanças, os mineradores e operadores de nós do Ethereum devem atualizar seus clientes. O fork Istanbul implementa seis Ethereum Improvement Proposals (EIPs) da seguinte maneira:
EIP-152: Tornando o BLAKE2b mais econômico,
EIP-1108: Reduzindo o custo do gas alt_bn128,
EIP-1344: Implementando o código de operação ChainID,
EIP-1884: aumentando o custo do gas para códigos de operação dependentes de três tamanhos para impedir ataques de spam,
EIP-2028: Reduzindo o custo do gas de dados de transação, melhorando a eficiência das transações usando SNARKs e STARKs de zero-knowledge,
EIP-2200: Implementando a medição de gas líquido para operações SSTORE.
Embora essas atualizações pareçam benignas o suficiente, elas têm atraído controvérsias significativas nos últimos meses, já que Istanbul deve quebrar essencialmente 680 contratos inteligentes da Aragon, uma vez que a maioria deles tem preços de gas codificados em seus códigos básicos. Se isso ocorrer, isso dificultará gravemente o desenvolvimento usando o Aragon, e a equipe por trás do projeto de código aberto precisará de um novo lema, já que “criar organizações imparáveis” não se aplicaria mais.
A implementação da cadeia lateral da Kyber Network também será afetada, tornando as exchanges de token para seus usuários mais caras do que antes do hard fork. Não apenas isso, mas como o EIP-1884 não é compatível com versões anteriores, muitos DApps que usam esses códigos de operação com preços modificados precisariam ser reformulados ou descartados inteiramente.
Status atual da rede
Até o momento em que este artigo foi escrito, de acordo com Ethernodes, quase 15% dos nós do Ethereum ainda não foram marcados como prontos para Istambul. Embora isso signifique que a maioria da rede aceitou a atualização de Istambul, há preocupações nas mídias sociais de que o Ethereum está se tornando um blockchain mais centralizado do que foi projetado inicialmente, uma vez que apenas uma minoria de nós precisa concluir a atualização para aplicar o hard fork.
Não apenas isso, mas as preocupações foram intensificadas quando Parity – um cliente popular do Ethereum; anunciaram que seus usuários precisavam aplicar um patch de emergência a seus clientes antes de atualizar para o Istan bul. Isso foi particularmente significativo porque o Parity representa quase 23% da rede, um patch feito com intenções malignas ou códigos defeituosos poderia ter criado uma divisão da cadeia ou aberto as portas para gastos duplos.
https://twitter.com/austinrobertsiv/status/1203008859838799872?s=20
Embora o patch do Parity tenha sido projetado para adicionar a transição EIP-1344 ausente para os usuários da rede principal, o fato de esse patch ter sido lançado no último minuto reflete mal os desenvolvedores do que afirma ser o “Cliente Ethereum mais rápido e avançado”. Comentando o incidente, o CEO do OpenRelay disse que “uma liberação de emergência ressalta uma longa linha de práticas de controle de qualidade ruins da Parity” e que a dependência da comunidade Ethereum da Parity era “preocupante”.
Apesar das preocupações em torno de Istambul, várias exchanges já fizeram a atualização, incluindo Binance, Coinbase e Kraken, enquanto várias outras, incluindo a Poloniex, anunciaram planos de apoiar o hard fork. Com muitas das exchanges mais populares da Ethereum fazendo a mudança, parece que a maioria dos usuários da Ethereum será forçada a aceitar o hard fork, gostem ou não.
Fonte: BeInCrypto
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.