Hashrate do Bitcoin mais lento em 2022 segundo analistas

O Hashrate do final do ano de 2021 chegou a 174 EH/s, abaixo da estimativa anterior de 198 EH/s

Hashrate do Bitcoin mais lento em 2022 segundo analistas

O hashrate da rede Bitcoin, ou poder de computação que entra na mineração de novas moedas, pode chegar a 327 EH/s até o final do ano, previu uma nota de pesquisa da empresa de serviços financeiros BitOoda, focada em criptomoedas, após o corte da empresa uma previsão anterior para o ano.

A última previsão do BitOoda representa um aumento maciço no poder de hash em relação ao ano passado, mas ainda é menor do que uma previsão anterior da mesma empresa de 334 EH/s, revelou a nota, embora admitindo que o poder de hash para o final do ano de 2021 também chegou. abaixo de sua previsão.

“O Hashrate do final do ano de 2021 chegou a 174 EH/s, abaixo da nossa estimativa anterior de 198 EH/s. A situação no Cazaquistão pressiona ainda mais o Hashrate. Os cronogramas de desenvolvimento de sites com prazos mais longos na América do Norte permanecem intactos”, disse o relatório.

O relatório afirmou que o hashrate de longo prazo na rede Bitcoin depende do preço de mercado do bitcoin, observando também que “outras restrições” também se aplicam no curto prazo. Entre essas restrições estão a disponibilidade de equipamentos de capital e mineração, preço e disponibilidade de energia monofásica de 240V e “um ambiente de preço favorável que mantém as plataformas operacionais”.

Na segunda-feira (24), a média de 7 dias do hashrate da rede Bitcoin estava em 189,84 EH/s, mostram dados do BitInfoCharts.

screenshot 2022 01 26 at 16 38 19 bitcoin hashrate vs mining profitability chart
Média móvel de 7 dias. Fonte: bitinfocharts.com

A visão de que o hashrate continuará a subir este ano também é compartilhada pela empresa de serviços financeiros de ativos digitais CoinShares, que escreveu em seu Digital Asset Outlook para 2022 que todos os sinais estão apontando para cima “exceto qualquer repressão em larga escala por jurisdições que hospedam grandes ações da rede de mineração Bitcoin.”

“Se os preços do bitcoin continuarem subindo e as ASICs (hardware de mineração) permanecerem disponíveis, o crescimento do hashrate provavelmente continuará inabalável durante todo o ano”.

Disse a empresa, antes de observar que “uma correção importante e sustentada” no preço do bitcoin é a ameaça mais provável para mineradores.

Sem regras mais gastos

Enquanto isso, de acordo com um novo artigo de pesquisa da Fitch Ratings na segunda-feira (24), a mineração de criptomoedas de forma mais ampla pode representar um risco para o fornecimento de energia dos EUA “a menos que sejam suficientemente mitigadas”.

“A mineração de criptomoedas consome muita energia e requer uma quantidade considerável de energia que pode aumentar significativamente a carga elétrica geral de uma concessionária”.

Disse a empresa em seu relatório.

Comentando hoje sobre o estado atual da indústria de mineração de bitcoin para a Bloomberg, Matt Schultz, presidente executivo da empresa de mineração de bitcoin CleanSpark, disse que sua empresa depende principalmente das novas máquinas de mineração Bitmain S19 Pro, o que significa que suas operações são relativamente eficientes em comparação com os mineradores que dependem em equipamentos mais antigos.

Citado no mesmo artigo foi Charlie Schumacher, diretor de comunicações da mineradora de bitcoin Marathon Digital Holdings, que enfatizou que devido ao design da rede bitcoin, mineradores mais eficientes conseguem permanecer no jogo por mais tempo.

“Estamos todos competindo pela mesma quantidade de Bitcoin todos os dias”.

Disse Schumacher, acrescentando que a Marathon simplesmente ganharia mais moedas se outros mineradores fechassem.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8