Hashrate do Bitcoin bate novo recorde!

Seria esse um novo recorde absoluto do hashrate do Bitcoin ou foi apenas um erro?

Ontem (03), a Glassnode informou que o hashrate do Bitcoin atingiu um novo recorde absoluto.

O gráfico exibido mostrava um pico circulado em verde que correspondia a um valor de hashrate superior a 140 Ehash / s.

Anteriormente, em toda a história do Bitcoin, esse limite nunca havia sido excedido.

No entanto, é preciso dizer que o cálculo do hashrate é na verdade uma estimativa, não uma medição precisa, e os resultados mudam dependendo do período que é levado em consideração para fazer essa estimativa.

De fato, outras estimativas, publicadas em outros sites, propõem um hashrate diferente para ontem.

Por exemplo, o bitinfocharts.com estima em pouco mais de 128 Ehash / s, enquanto o blockchain.com estima em 113.

O mesmo gráfico atualizado do Glassnode agora mostra uma estimativa diária de menos de 140 Ehash / s para ontem, mas é possível que o gráfico publicado ontem no Twitter se refira a estimativas por hora e não diárias.

A estimativa, que é calculada usando a dificuldade e a velocidade média na qual os blocos são minerados em um determinado período, muda dependendo se um curto período é tomado como referência, por exemplo, uma hora ou um período mais longo, ou seja, geralmente um dia.

Além disso, é realmente possível que o hashrate total possa variar ao longo de um dia, porque esta é a estimativa do único hashrate cometido por aqueles que estão tentando extrair o BTC, enquanto os mineiros têm a liberdade, por exemplo, de mover seu hashrate para minerar outras criptomoedas, como BCH ou BSV.

Portanto, é possível que o hashrate médio diário de ontem tenha sido de cerca de 130 Ehash / s, mas também pode ter tido um pico horário de 140.

De fato, de acordo com o coin.dance, o pico seria ainda maior que 162 Ehash / s, o que tornaria o pico horário mais alto de todos os tempos.

Como resultado, ontem foi provavelmente o pico horário mais alto de sempre para o hashrate total cometido pelas mineradoras da BTC, enquanto a média diária foi mais baixa, mas ainda muito alta.

De fato, de acordo com o bitinfocharts.com, teria sido a terceira maior média diária de todos os tempos, depois da de 5 de março e 14 de abril.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.