Henrique Meirelles, conselheiro da Binance, defende “reajustar o Estado”

meirelles03 interna
Henrique Meirelles, conselheiro da Binance e ex-presidente do Banco Central. Imagem: Valor Investe – Globo

Não se sabe se o ex-presidente do Banco Central do Brasil terá uma cadeira no governo Lula

Conselheiro da Binance sugere reforma profunda

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central do Brasil e atual conselheiro da Binance, publicou um artigo no Estadão sobre os desafios que serão enfrentados por Luiz Inácio Lula da Silva, recém-eleito presidente do Brasil.

Ele afirma que será preciso “reajustar o Estado” e que “terá de ter coragem para propor reformas estruturantes”. Além disso, terá de deixar clara “a retomada do compromisso com a responsabilidade fiscal e controle da dívida”.

Uma das propostas de Meirelles é a realização de uma reforma administrativa para facilitar investimentos no social e em infraestrutura. Também mencionou a necessidade de retomar a reforma trabalhista, iniciada de maneira mais incisiva durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Um orçamento secreto não é admissível neste momento histórico. O poder de alocar recursos deve vir acompanhado da transparência para quem o sustenta”, disse o conselheiro da Binance. O petista promete substitui-lo por um orçamento participativo.

Contudo, ainda não se sabe se o economista será convocado para integrar o quadro técnico do governo Lula, a partir do ano que vem. A inclusão de Meirelles na Binance sugere que o político, em algum momento, tentará trabalhar ativamente ao lado do governo para evangelizar a população a respeito dos ativos digitais e tecnologias blockchain.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.